Al-Qaeda designa egípcio como líder interino

A rede terrorista Al-Qaeda designou um ex-oficial das Forças Especiais do Egito, Saif Al Adel, para liderar interinamente o grupo, em razão da morte de Osama bin Laden, informou nesta terça-feira a CNN. Saif Al Adel, um alto dirigente de estratégia e assuntos militares da rede extremista, foi designado chefe "provisório" da Al-Qaeda, assinalou a CNN, citando o ex-militante líbio Noman Benotman, que abandonou o grupo.

O jornal paquistanês The News confirmou a versão, em um artigo baseado em fontes anônimas entrevistadas em Rawalpindi, cidade sede do quartel central das Forças Armadas do Paquistão. A decisão de escolher Adel, também conhecido por Muhamad Ibrahim Makkawi, ocorre em meio à crescente incerteza sobre o sucessor de Bin Laden, morto em uma operação de comandos dos Estados Unidos no Paquistão, em 2 de maio passado, disse Benotman à CNN.

O segundo na hierarquia da Al-Qaeda, o egípcio Ayman al Zawahiri é apontado como o provável sucessor de Bin Laden. Benotman disse que a escolha de Adel de forma temporária pode ser uma maneira de medir a reação a um líder de fora da região sagrada muçulmana da Península Arábica na chefia da organização.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter