Por Ricardo Fan — DefesaNet
A Ucrânia segue fortalecendo suas capacidades de artilharia em meio à guerra de atrito com a Rússia. O Exército ucraniano colocou em operação 120 obuseiros autopropulsados CAESAR, ampliando de forma significativa seu poder de fogo e mobilidade no campo de batalha.
O CAESAR, desenvolvido pela empresa KNDS (resultado da fusão entre a francesa Nexter e a alemã KMW), é reconhecido por sua precisão, agilidade e alta cadência de disparo. Montado sobre plataformas 6×6 ou 8×8, o sistema pode efetuar disparos e mudar de posição em poucos minutos — característica fundamental para evitar contra-baterias inimigas.
O desempenho do sistema em solo ucraniano consolidou o CAESAR como um dos equipamentos de artilharia ocidental mais eficientes empregados no conflito.
Segundo a KNDS, cerca de 90% dos canos de obuseiros atualmente produzidos pela empresa são destinados às forças ucranianas, o que evidencia a prioridade do programa em apoiar Kiev.

Além do impacto direto no teatro de operações, o sucesso operacional do CAESAR abriu novas frentes de cooperação industrial. A Leonardo DRS, subsidiária norte-americana do grupo italiano Leonardo, firmou um acordo de parceria estratégica com a KNDS para oferecer o sistema de artilharia ao Exército dos Estados Unidos.
Nesse arranjo, a Leonardo DRS atuará como integradora principal, enquanto a KNDS manterá a produção dos sistemas e munições.

Com três anos de experiência em combate, o CAESAR tornou-se símbolo da interoperabilidade entre as indústrias de defesa europeias e as necessidades táticas ucranianas, ao mesmo tempo em que se projeta como um candidato competitivo em futuros programas de modernização de artilharia em outros países da OTAN.





















