SAE BRASIL promove simpósio para avaliar o mercado Off Road no Brasil

Com o objetivo de identificar quais as necessidades da indústria de veículos off-road e integrar a cadeia de produtores, fornecedores e usuários desses modelos, a SAE BRASIL realizará no dia 9 de outubro o Fórum SAE BRASIL de Off Road. O encontro acontece no Auditório Museu de Ciências Naturais da PUC Minas, Campus Coração Eucarístico (Av. Dom José Gaspar, 500) em Belo Horizonte.

O fórum promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL visa promover o intercâmbio de informações do setor entre todos os profissionais da área. Para Marcello Motta, chairman do fórum, o Brasil vive grande momento de crescimento. “Tratarmos sobre esse tema é mais do que relevante na atual conjuntura da nossa economia, a construção civil está em ascensão, teremos dois grandes eventos nos próximos anos e a nossa mineração é bem avançada mundialmente”, justifica o engenheiro.

Mostrar as soluções de automatização de processos de produção e aproximar a indústria da universidade também serão alguns dos objetivos do encontro. “Criamos um evento em que teremos um pouco de tudo. Abordaremos o mercado como um todo, dando visão geral da cadeia”, comenta Motta, ao afirmar que Minas Gerais possui muitas indústrias ligadas ao setor.

Grandes empresas do mercado participarão do fórum, que espera receber 150 participantes. “É um evento muito importante para a Seção Minas Gerais da SAE BRASIL. Será um encontro de primeira linha. Por isso os participantes poderão enriquecer muito seu conhecimento sobre os assuntos tratados no evento”, afirma.

Painéis – O encontro terá cinco painéis. O primeiro vai permitir que as empresas consumidoras desses produtos digam quais são as suas necessidades para melhorarem seus processos. “As companhias terão oportunidade de contar o que elas precisam para afinar suas operações e quais são suas necessidades para aumentar a eficiência”, diz

Os demais painéis serão focados em fornecedores de tecnologias. “Eles contarão quais as novidades que possuem e como podem contribuir para a melhora da eficácia da operação do mercado”, acrescenta o chairman.

Para demonstrar como a tecnologia off-road pode ser aplicada ao mercado de competição, haverá um painel em que a Iveco apresentará como foi sua participação no Rally Dakar. “Estamos tentando também trazer os colegas da Jeep para falar do Wrangler Rubicon”, conta Motta.

Os eventos técnicos das Seções Regionais da SAE BRASIL adicionam ao calendário da entidade o debate de temas específicos aos interesses dos pólos industriais locais, com resultados extremamente positivos para o desenvolvimento de novos produtos”, aponta Vagner Galeote, Presidente da SAE BRASIL.

Confira a programação:
8h40 – Abertura com Norberto Klein, com o presidente da Seção Minas Gerais e com Marcello Motta, chairman do fórum.

9h – Palestra – “Macro-cenários econômicos para a indústria da mineração e construção civil”, com banco Bradesco.

9h40 – Painel: “Próximos passos para incrementar a eficiência na operação: da manutenção tradicional para a gestão de ativos”, com José Oscar, Gerente de Manutenção Projeto Serra Azul da MMX.

Debate (moderador a definir)

11h50 – Painel: "Novas tecnologias em equipamentos e sistemas para operação fora de estrada
Palestra – “Incremento da produtividade e menor custo de operação utilizando máquinas de construção”, com Edmar de Paula, gerente de produto da CASE CONSTRUCTION e coordenador da Faculdade Pitágoras.
Palestra – “Carregamento e transporte: inovações para menores custos, maior produtividade e melhor gerenciamento da frota”, com Boris Sanchez, gerente de suporte a vendas da VOLVO.
Palestra – “Caminhões RDP – tecnologia aplicada na redução do custo operacional”, com Yura Schmidt Fernandes, gerente industrial da RANDON.
Palestra – “Caminhões 775G”, com Ricardo Santos, técnico da SOTREQ-CATERPILLAR.

Debate (moderador a definir)

14h30 – Painel: Novas tecnologias para veículos convencionais fora de estrada
Palestra – “NoSpin Locker – IVECO Trakker”, com Celso Fratta, gerente de produto da EATON.
Palestra – “Inovações tecnológicas de eixos diferenciais aplicadas a veículos fora de estrada”, com Arnaldo Camarão, gerente de engenharia para a América do Sul da MERITOR.
Palestra – “Balança embarcada em caçamba basculante”, com Fábio Soave, gerente de engenharia de produto da ROSSETTI Equipamentos Rodoviários Ltda.

Debate coordenado por Davi Lunardi, diretor do range de médios e pesados da Iveco Latin America.

15h50 – Painel: "Sistemas de automação na operação"
Palestra – “Automação de mina: desafios e soluções”, com Luiz Thomaz do Nascimento, diretor de produtos e inovação da DEVEX TECNOLOGIA E SISTEMAS.
Palestra – “Cat MineStar System”, com Francisco Muradas Lorenzo, Técnico da SOTREQ- CATERPILLAR.
Palestra – “Trip Optimizer”, com Luiz Carlos Hohmann, consultor sênior na GENERAL ELETRIC Transportation.
Palestra – “Integração eletrônica do powertrain”, com Glenio Karas, engenheiro de vendas da VOLVO.

Debate coordenado por Renato Mastrobuono, Diretor da SAE BRASIL e Consultor Especial da Iveco Latin America

17h10 – Painel – Tecnologias off-road: competição x recreacional

Palestra – Rally Dakar – IVECO, palestrante a definir.
Palestra – Desenvolvimento do Jeep Wrangler Rubicon – JEEP, palestrante a definir.

18h – Encerramento com Norberto Klein presidente da Seção Minas Gerais

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter