Apronto operacional marca o início de exercício de prontidão de tropas do Comando Militar do Planalto

No dia 8 de agosto, o Comando e as tropas da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada (3ª Bda Inf Mtz), Brigada Visconde de Porto Seguro, participaram da formatura de apronto operacional da Força Planalto (FORPLAN), Força de Pronto Emprego do Comando Militar do Planalto (CMP).

Na ocasião, o Comandante do CMP, General de Divisão Gustavo Henrique Dutra de Menezes, e o Comandante da 3ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Marcus Augusto da Silva Néto, verificaram o aprestamento da tropa. A atividade marca o início do Exercício Planalto, exercício de Prontidão das tropas da FORPLAN no CMP.

O Exercício Planalto acontece no período de 8 a 12 de agosto e tem como principais objetivos verificar as condições de adestramento e aprimorar o aprestamento das tropas da FORPLAN.

A FORPLAN é constituída por efetivos da 3ª Bda Inf Mtz, do Comando de Artilharia do Exército, do Batalhão de Guarda Presidencial, do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, do 1º Regimento de Cavalaria de Guarda, do 11º Grupo de Artilharia Antiaérea e da Base de Administração e Apoio do CMP, totalizando 1.050 militares.

Marinha, Exército e Aeronáutica participam da Operação Formosa 2022

O 32º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo D Pedro I – participou da Operação Formosa 2022, com o objetivo de apresentar uma síntese das principais atividades realizadas pelos Fuzileiros Navais, bem como o trabalho conjunto entre as Forças Armadas em missões especiais e conflitos armados. A atividade ocorreu no Campo de Instrução de Formosa, município de Goiás, de 4 a 10 de agosto.

Realizada desde 1988, a Operação Formosa é o maior treinamento do Exército no Planalto Central. Desde o ano passado, a operação passou a incluir efetivo conjunto da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira, ratificando a interoperabilidade entre as Forças Armadas. Neste ano, a Operação Formosa contou com 3.500 militares das três Forças, e uma série de aeronaves, blindados, viaturas, armamentos e outros equipamentos.

O Grupo D. Pedro I participou da operação com 5 peças de obuseiro L 118 “Light Gun”. O Grupamento de Artilharia proveu apoio de fogo às atividades desenvolvidas pela Marinha e pela Força Aérea. O desdobramento no terreno das funções de Linha de Fogo, Central de Tiro e Topografia comprovou a eficiência do emprego do Computador de Tiro do Sistema Gênesis, e serviu também para testar o tiro real do Obuseiro L 118 “Light Gun”.

Fonte: 32º Grupo de Artilharia de Campanha – Fonte: Comando da 3ª Brigada de Infantaria Motorizada

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter