CAEx finaliza avaliação da viatura UNIMOG U5000 do Corpo de Fuzileiros Navais

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) realizou, entre 25 de maio e 29 de julho, testes técnicos de desempenho veicular da viatura 5 Ton, 4×4, Mercedes Benz UNIMOG U5000, do Corpo de Fuzileiros Navais (CFN) da Marinha do Brasil (MB).

A atividade, que conta com o apoio do Comando de Material dos Fuzileiros Navais (CMatFN), faz parte de uma Colaboração Técnica demandada pelo Estado-Maior da Armada ao Estado-Maior do Exército, que foi incluída no Plano de Avaliação de Sistemas e Materiais de Emprego Militar (SMEM) do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) para o biênio 2022/2023.
 

 

A finalidade é verificar se a viatura atende aos requisitos de desempenho veicular estabelecidos pelo CFN. Os requisitos foram verificados em inspeção metrológica, transposição de rampa longitudinal e lateral, desempenho do freio de serviço, aceleração e estabilidade lateral.
 

 

A atividade desenvolvida pelo Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx), em conjunto com a Marinha do Brasil, evidenciou os benefícios da cooperação entre as Forças no compartilhamento de informações técnicas, o que é importante na aferição da segurança e do desempenho do material, bem como para garantir a operacionalidade dos equipamentos que se encontram em utilização pelas Forças Armadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter