Batalhão de Infantaria participa de certificação de Força de Prontidão

No período de 9 a 13 de maio de 2022, a Força Tarefa Santos Dumont da Brigada de Infantaria Pára-Quedista, com efetivo superior a 1.100 militares, tendo à frente o 26º Batalhão de Infantaria Pára-quedista, passou pela Certificação como Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro.

A FORPRON realizou  seu apronto operacional no Hamgar 3 da Base Aérea dos Afonsos, ficando em condições de iniciar o exercício de simulação viva, que ocorreu no município de Resende (RJ), no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

 

O treinamento constituiu-se em uma manobra, com realização de salto semiautomatico, com lançamento de pessoal e material na Zona de Lançamento de Nova Dutra, operações ofensivas e defensivas, no âmbito de conquista e manutenção de cabeça de ponte aérea, em um cenário de combate convencional simulado por uma Força Oponente.

 

Nessa última fase da certificação, as tropas utilizaram o dispositivo de simulação de engajamento tático, um dispositivo que simula o tiro em combate, requerendo da tropa o correto emprego das técnicas, táticas e procedimentos do uso dos armamentos utilizados em uma situação real de emprego da tropa paraquedista.

Após ser considerada certificada, a tropa encontra-se em prontidão operacional, ou seja, apta a atuar em qualquer local do território nacional e internacional.

 
Crédito: Cb Guedes, Sd Neves e Sd Lucas da Silva  – Fonte: 26° BI Pqdt

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter