11 de Maio, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

Batalhão de Suprimento recebe comboio com veículo, armamentos e munições para a região Sul do Brasil


Nos dias 1º e 8 dias de maio, o 5° Batalhão de Suprimento recebeu o comboio do Estabelecimento Central de Transporte (ECT), onde foram realizados o recebimento e o fornecimento de suprimentos de materiais das classes II (Material de Intendência), V (Armamento e Munição), VII (Material de Comunicações), VIII (Material de Saúde) e IX (Motomecanização). A operação foi realizada na sede do Batalhão, em Curitiba, e na 2ª Companhia de Suprimento, localizada a cerca de 80 km da sede.

O 5º Batalhão de Suprimento, órgão provedor da 5ª Região Militar, recebeu a viatura de Combate Obuseiro Autopropulsado (VBC OAP) M108, oriunda do 3º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (Santa Maria-RS), para posterior destinação ao Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5). A viatura, recentemente desativada pelo Exército Brasileiro, integrará o Acervo Histórico do Pq R Mnt/5.

O transporte do material em questão foi executado no contexto do Plano Geral de Transporte (PGT), Eixo Sul/1º Semestre, com o objetivo de nivelar os estoques entre os órgãos provedores e manter o fluxo de suprimento das organizações militares apoiadas pela 5ª Região Militar, nos estados do Paraná e Santa Catarina, onde constantemente são distribuídos mais de 200.000 itens das diversas classes.

O PGT é uma manobra logística de grande envergadura no âmbito nacional, planejada e coordenada pelo Comando Logístico, visando nivelar estoques e realizar entrega de suprimentos por todas as Regiões Militares do Exército Brasileiro, transportando materiais de diversos tipos.

Fonte: 5° Batalhão de Suprimento