CAEx apoia tiro com protótipo de redutor de calibre para Morteiro 120mm do Arsenal de Guerra do Rio

O Centro de Avaliações do Exército (CAEx) – “Campo de Provas da Marambaia/ 1948” apoiou, em 12 de abril, tiro com protótipo de redutor de calibre 81mm do Arsenal de Guerra do Rio (AGR) para Morteiro 120 mm, cuja finalidade foi realizar série de tiros técnicos para verificar a integração e a conformidade entre os materiais e constatar parâmetros intrínsecos ao desempenho do armamento e da munição, empregados. 

 

Participaram do evento, engenheiros militares e técnicos da Diretoria de Fabricação (DF), do AGR e do CAEx. O projeto, inteiramente nacional e sob responsabilidade da Seção de Projetos de Engenharia do Arsenal, iniciou-se em outubro de 2021, desde a fase de concepção dos requisitos, desenho técnico, usinagem, serralheria, testes de bancada, de esforço mecânico e, finalmente, testes com munição real do protótipo, cuja produção em série ficará a cargo da DF e do AGR.

 

O redutor de calibre 81 mm para morteiro 120 mm é uma concepção do Sistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Exército (SCTIEx) que proporcionará às tropas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia e demais Forças Armadas que empregam o armamento, economia de recursos em treinamentos e exercícios.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter