14 de Fevereiro, 2022 - 15:15 ( Brasília )

Terrestre

GUEs – 9ª Bda Inf Mtz recebe o Comandante do Exército Brasileiro no Rio de Janeiro


No dia 10 de fevereiro, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, visitou o Comando do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs – 9ª Bda Inf Mtz) com o objetivo de inspecionar o estado de prontidão da tropa e reforçar os valores e tradições do Exército por meio de sua presença.

Recebido com honras militares executadas no Campo de Marte, o Comandante do Exército esteve acompanhado, durante toda a programação, do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira e do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, os quais constituem a cadeia de comando à qual a 9ª Bda Inf Mtz se subordina.

 

Durante a visita, os referidos Oficiais-Generais tiveram a oportunidade de conhecerem o Centro de Coordenação de Operações da Brigada, o Espaço Cultural do Histórico Quartel do Realengo, e na ocasião o General Paulo Sérgio ministrou uma palestra aos oficiais e praças das organizações militares diretamente subordinadas (OMDS) ao Grupamento.

A atividade prosseguiu com a inspeção do aprestamento, no Campo do Regimento Sampaio, na Vila Militar, da tropa que integrará a Força de Prontidão (FORPRON) do GUEs – 9ª Bda Inf Mtz. A Força-Tarefa “De Guerra” é composta por cerca de 1.100 (mil e cem) homens e mulheres, devendo iniciar a 1ª fase (preparação) do ciclo de prontidão no próximo mês de abril.

 

Ao fazer uso da palavra, o Comandante do Exército ressaltou o elevado nível de profissionalismo e operacionalidade da tropa, o que, segundo ele, permite prever o esperado êxito na 2ª fase (certificação) do referido ciclo, a ocorrer entre os meses de novembro e dezembro do corrente ano.