Academia Militar das Agulhas Negras recebe visita do Comandante do Exército

No dia 9 de fevereiro, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) recebeu o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. Ele ministrou uma palestra intitulada “Aula Inaugural 2022” no Teatro General Leônidas, que estava ocupado por oficiais, subtenentes, cadetes brasileiros e de nações amigas e sargentos.

Por ocasião de sua chegada à instituição no dia 8 de fevereiro, o General Paulo Sérgio foi recepcionado pelo Comandante da AMAN, General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel. Naquela noite, o Comandante do Exército esteve com instrutores e monitores da Academia Militar no Clube de Subtenentes e Sargentos (CSSAN), oportunidade em que conheceu e elogiou as instalações.

No dia seguinte, o General Paulo Sérgio participou de uma reunião no Comando da AMAN e assinou o Livro de Ouro.

Palestra

“Orgulho de ter sido cadete”. Com essa célebre frase, o Comandante do Exército iniciou a sua palestra. Na ocasião, ele destacou a alegria de poder voltar à Academia Militar e rever amigos de turma de formação – do ano de 1980 – e as novas gerações de cadetes.

“Passei por aqui em três ocasiões: no Curso Básico, ainda como tenente; no Curso de Infantaria, como capitão; e no comando do Curso de Infantaria por três anos, como tenente-coronel, fatos esses ocorridos entre os anos de 1990 e 2002”. Dando seguimento à apresentação, o General Paulo Sérgio ressaltou alguns números referentes ao Exército e a importância de suas entregas para o País, tendo como reflexo de sua efetividade o fato de ser a instituição com maior credibilidade no Brasil.

Ao apresentar a atuação do Exército desde a Batalha dos Guararapes (1648) até a pandemia de covid-19 atualmente, o Comandante demonstrou que a instituição está em constante evolução, preserva valores e tradições e torna-se o orgulho para o seu povo. Isso, segundo o General, muito se deve a homens e mulheres que integram o Exército de Caxias.

“Faz-se necessário o constante aperfeiçoamento para todas as missões assumidas por todos aqui. Eu estudei para ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e para ser o comandante do Exército”. O Comandante destacou atitudes militares encontradas no Exército, como coragem, devotamento, solidariedade, honra, camaradagem, união e sentimento do dever. Ele enfatizou as operações, patrulhas e apoios prestados pelo Exército Brasileiro em todo o Brasil.

“Muito dessa vocação e dessa missão tem início nos Colégios Militares”. Sobre o futuro do Exército, o General Paulo Sérgio enfatizou diversos projetos de inovação, tecnologia e emprego da Força – Projetos Estratégicos.

A conquista da certificação da Organização das Nações Amigas para nova atuação em missões de paz, a partir de 2023; a construção da nova Escola de Sargentos do Exército; o Projeto Hospital Militar de Área de Brasília; o Projeto Radares de Defesa Saber M200; a Escola de Inteligência Militar do Exército. Para esses e outros projetos, o Comandante do Exército destacou a importância da coesão e da comunicação estratégica. Trouxe, ainda, um pouco de sua trajetória de 48 anos de vida militar, como forma de incentivar o cadete presente a seguir altivo na carreira.

“Trago aqui minha história, destacando minhas passagens pela EsPCEx, AMAN e em tantas outras organizações militares para mostrar, também, que, nesse tempo todo, sempre tive a família como minha base, minha força, além de salientar que, um dia, um de vocês estará aqui no meu lugar. Eu fui o número 25 entre 84 integrantes do curso de Infantaria e, há 10 meses, cumpro a função de comandante do nosso Exército”.

Ao final, o General Paulo Sérgio demonstrou o orgulho pela composição do Exército, rico pela diversidade de seus homens e mulheres: “Nós somos uma radiografia do povo brasileiro. E isso é muito bonito. Reforçamos nossa coesão”, finalizou.

No encerramento, o Comandante foi homenageado com um vídeo produzido pela AMAN e recebeu das mãos do Cadete Vieira Filho, o mais bem classificado do Curso de Infantaria, o espadim de número 60, que foi ostentado durante o curso na AMAN pelo então Cadete Paulo Sérgio.

Em seguida, o Comandante do Exército fez uma visita ao Curso de Infantaria e recebeu o coturno Velho Borzega, em alusão ao fato de ser hoje o oficial da Arma mais antigo na ativa.

Presenças

A atividade foi acompanhada pelo Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército André Luis Novaes Miranda; pelo Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão Luis Claudio de Mattos Basto; e pelo Comandante da AMAN, General Pimentel.

Comandante do Exército visita o Comando Militar do Leste

No dia dez de fevereiro, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou uma visita ao Comando Militar do Leste (CML), a fim de conhecer as características e peculiaridades do Comando Operacional representado pelo Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs – 9ª Bda Inf Mtz), em Realengo, no Rio de Janeiro.

Acompanhado pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, pelo Comandante da 9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, e autoridades, o Comandante da Força Terrestre foi recepcionado por escolta, honras militares e salva de gala.

O General Paulo Sérgio percorreu as instalações da Grande Unidade e participou de apresentações realizadas pelo Comandante Militar do Leste e pelo Comandante da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada.

Reuniu-se com oficiais e praças com o objetivo de reforçar a presença junto à tropa, estreitar laços profissionais, atualizar conhecimentos sobre a Força Terrestre e verificar o apronto operacional da Força de Prontidão (FORPRON) que está em processo de certificação, realizado no Campo de Parada do Regimento Sampaio, na Vila Militar.

O Comandante do Exército destacou a vibração, a motivação e o nível de profissionalismo dos militares, reforçando a importância da crença na Instituição Exército Brasileiro e salientou que a Brigada histórica e de ação mantém suas tradições nos dias atuais e que os valores militares são os mesmos, desde a Batalha dos Guararapes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter