27 de Janeiro, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

Exército (EB) - Solenidades de passagens de comandos


Batalhão de Infantaria Mecanizado realiza passagem de comando

No dia 19 de janeiro, foi realizada a solenidade de passagem de comando do 1° Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola), Regimento Sampaio. O Coronel de Infantaria Rodrigo Tramontini Fernandes transmitiu o cargo de Comandante do Batalhão ao Tenente-coronel de Infantaria Jobel Sanseverino Junior.

A cerimônia foi prestigiada pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército, o General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos e conduzida pelo Comandante do Grupamento de Unidades Escola - 9º Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabêlo, com a presença de Comandantes de Organizações Militares da Vila Militar, familiares, militares da reserva e convidados.

A solenidade iniciou com a inauguração do retrato do Coronel Tramontini, seguida da formatura de passagem de comando e revista da tropa. A formatura foi encerrada com o desfile da tropa e motorizada em continência ao novo comandante.

Grupo de artilharia realiza passagem de comando

No dia 21 de janeiro, o Tenente-coronel Anderson dos Santos Alves recebeu do Tenente-coronel Alan de Paiva Carvalho, o Comando do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea - “Grupo Conde de Caxias”.

A solenidade de passagem do comando do 3º Grupo de Artilharia Antiaérea foi presidida pelo Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General de Brigada Antônio Bispo de Oliveira Filho, que ressaltou o trabalho do Tenente-coronel Alan nos dois anos que esteve à frente da Unidade.

A cerimônia foi prestigiada por autoridades militares e civis. Antes da solenidade, ocorreu a inauguração do retrato do comandante sucedido. Ele agora passa a fazer parte da Galeria dos Eternos Comandantes, espaço criado para homenagear os militares que comandaram a unidade.

Hospital realiza passagem de função do Adjunto de Comando



No dia 26 de janeiro, foi realizada a solenidade de passagem da função de Adjunto de Comando do Hospital Central do Exército (HCE), do Subtenente Rafael Diniz Gomez, ao Subtenente Robson da Silva Pereira, sucedido e sucessor, respectivamente.

A solenidade foi presidida pelo Diretor do HCE, o General de Brigada Médico Roosevelt Louback de Carvalho e, devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19, contou apenas com as presenças que familiares dos homenageados e de uma representação das divisões e seções do hospital.

O Adjunto de Comando, integrante do Estado-Maior da organização militar, é o assessor do comando para questões relativas aos praças. O Exército Brasileiro criou o cargo de Adjunto de Comando, que se insere no escopo de cumprir o objetivo estratégico, de fortalecer a dimensão humana, valorizando os praças da Força. A cerimônia, que marcou o final do ciclo do primeiro Adjunto de Comando do Hospital Central do Exército, teve início com a inauguração do retrato do Adjunto de Comando sucedido.

Foi realizada a transmissão da função, momento em que o Subtenente Dinz apresentou suas despedidas e, em seguida, foi elogiado pelo Diretor do Hospital. Em seguida foi lido o currículo do Subtenente R Silva, Adjunto de Comando sucessor.

1º Btl DQBRN realiza passagem de comando

No dia 18 de janeiro, foi realizada a cerimônia alusiva a passagem de Comando do 1º Batalhão de Defesa Química, Radiológica, Biológica e Nuclear (1º Btl DQBRN) do Tenente-Coronel Jorge Otávio Domingues Costa, para o Tenente-Coronel Wallace de Paiva dos Santos.

O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Leste (CML), General de Exército José Eduardo Pereira. Entre as atividades do dia, foram realizadas a inauguração do retrato, a entrega do distintivo de comando pelo General de Exército José Eduardo ao Comandante sucedido, a revista tropa, ocorrida pelo comandante sucessor, além do desfile em continência ao novo Comandante da Unidade, ao som da banda do 2° Regimento de Cavalaria de Guarda (2° RCG).

No comando do 1° Btl DQBRN desde janeiro de 2020, o Tenente-Coronel Domingues liderou sua tropa atuando na linha de frente no combate ao novo coronavírus, conduzindo o batalhão em mais de 300 missões.

Desinfecção em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, centros de covid, instituições civis e militares, além de locais que abrigavam pessoas com vulnerabilidade, compuseram as diversas ações de reconhecimento, identificação e descontaminação desta Unidade Diretamente Subordinada ao Comando Militar do Leste.

A cerimônia contou com diversas autoridades presentes como o Chefe do Estado-Maior do CML, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, os antigos Comandantes da Unidade, Coronel R/1 Kenedy e Coronel Anderson, bem como comandantes de diversas unidades no âmbito do CML.

Centro de adestramento realiza passagem de comando

No dia 19 de janeiro, foi realizada a cerimônia alusiva à passagem de Comando do Centro de Adestramento - Leste (CA-Leste), do Tenente-Coronel Paulo Cesar Neri dos Santos, para o Tenente-Coronel Gedeel Machado de Brito Valin.

O evento foi presidido pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira. Foram realizadas a inauguração do retrato, a entrega do distintivo de comando pelo General de Exército José Eduardo ao comandante sucedido, a revista à tropa, inspecionada pelo comandante sucessor, além do desfile em continência ao novo comandante da unidade, ao som da banda da 57º Banda de infantaria Motorizado (Escola).

A fim de manter a excelência no adestramento da Força Terrestre, a Unidade Diretamente Subordinada ao Comando Militar do Leste (CML), acompanha a evolução tecnológica e aplica esse conhecimento por meio das simulações "Viva", "de Combate", "Construtiva" e "Virtual", somadas à utilização de modernos equipamentos.

Nos últimos dois anos, o CA-Leste participou de mais de 230 adestramentos, no âmbito nacional e internacional, como as Operações Cuminating, em parceria com o Exército dos Estados Unidos da América, e CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), além das certificações da Brigada Pára-quedistas e da 23° Brigada Infantaria de Selva, colaborando para a excelência no emprego das tropas no amplo espectro dos conflitos aos níveis mais próximos da realidade.

A cerimônia contou com diversas autoridades presentes como o Comandante da Escola Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Carlos Eduardo Barbosa da Costa, o Chefe de Estado-Maior do Comando Militar do Leste, General de Brigada Sérgio Borges Medeiros da Silva, antigos comandantes do CA-Leste e comandantes das organizações militares do CML.

Centro General Ernani Ayrosa realiza solenidade de passagem de chefia



No dia 20 de janeiro, o Centro General Ernani Ayrosa (CGEA), Organização Militar Diretamente Subordinada ao Comando Militar do Leste (CML), situada em Itaipava, realizou a cerimônia de passagem de chefia.

Ocorreram durante a solenidade, presidida pelo Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, a inauguração do retrato do Chefe sucedido, Coronel Tokio Nakashima Filho, desfile da tropa em continência ao novo Comandante da Unidade e a transmissão do cargo.

O novo Chefe do CGEA, Coronel Flory Fernandes França Junior, terá a missão de conduzir a unidade que, além de abrigar reuniões do Comando do CML, presta apoio social às organizações militares e aos oficiais do Exército e seus familiares.