Sargento do Exército Brasileiro é destaque em Curso de Mergulhador de Combate no México

O Exército Brasileiro, representado pelo Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa Pinheiro, do 2º Batalhão Ferroviário (2º B Fv), teve atuação destacada no 25º Curso de Mergulhador de Combate, realizado pelas Forças Especiais do México, entre os dias 6 de setembro e 27 de novembro.

O Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa obteve o 1° lugar no curso, resultado das avaliações realizadas tanto pela equipe de instrução quanto por seus companheiros. O curso ocorreu inicialmente na sede do Centro de Adestramento de Forças Especiais (Campo Militar 37-C), na cidade de Temamatla, e, em seguida, no Subcentro de Adestramento de Mergulhador de Combate, localizado em Cozumel, Quintana Roo, no México.

 

O curso, realizado em 12 semanas, tem como objetivo preparar e adestrar tropas de especiais mexicanas para missões de segurança interna, de combate ao crime organizado, de contrainsurgência e de atividades em apoio à população, treinando seus alunos em técnicas e táticas de mergulho, em mar aberto e em águas interiores, por meio do desenvolvimento de habilidades aquáticas e técnicas de mergulho.

A colocação do Primeiro-Sargento Ricardo Barbosa evidenciou, junto à nação amiga, o profissionalismo, a liderança e o conhecimento profissional do militar brasileiro. "É muito gratificante ser o destaque deste difícil Curso, pois é uma forma de honrar o Brasil perante os amigos mexicanos, além de poder representar bem o Exército Brasileiro e o meu Batalhão", afirmou o Primeiro-Sargento, ao receber os cumprimentos do Comandante do Corpo de Forças Especiais do México, General Javier Juvencio Hernández Fernández, e do Adido Militar do Brasil no México, Coronel Marcio Cesar Ribas Cerqueira.

Adjunto de Comando do Exército se reúne com adjuntos de outras Forças

O Gabinete do Comandante do Exército, recebeu no dia 22 de novembro, o SO-Mor Luiz Cláudio Rodrigues, do Gabinete do Comandante da Marinha e a SO-Master Renata Da Silva Marinho, do Sexto Comando Aéreo Regional de Brasília.

Na ocasião, os graduados foram recepcionados pelo Chefe de Gabinete do Comandante do Exército, o General de Divisão Francisco Humberto Montenegro Junior.

A visita teve como objetivo a realização de uma reunião de integração dos Adjuntos de Comando do Exército, com o SO-Mor da Marinha do Brasil e da SO-Master da Força Aérea Brasileira, onde o Adjunto de Comando do Exército, o Segundo-Tenente Edi Carlos Bernadino, apresentou a carreira dos graduados e a função do Adjunto de Comando no Exército Brasileiro.

 

Durante a atividade, o Adjunto de Comando do Gabinete do Comandante do Exército, o Subtenente Paulo Roberto Nogueira, teve a oportunidade de abordar o histórico, a estrutura organizacional e as atribuições do Gabinete do Comandante do Exército.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter