Brigada de Infantaria Mecanizada realiza exercício de certificação da sua Força de Prontidão

A 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada (15ª Bda Inf Mec) iniciou a Operação Gralha Azul, na ocasião da certificação da sua Força de Prontidão (FORPRON). A atividade, que se estenderá até o dia 1º de novembro, está ocorrendo no Campo de Instrução Marechal Hermes, em Três Barras (SC) e teve início no dia 17 de outubro.

A FORPRON está sendo certificada dentro de um quadro tático de operações defensivas, realizando operações de movimento retrógrado e defesa em posição. Além das unidades de manobra, estão sendo certificadas as frações de Artilharia, Engenharia, Comunicações e Logística da Brigada.

 

Tropas

Durante os planejamentos, o 26º Grupo de Artilharia de Campanha e a 15ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada confeccionaram os planos de apoio de fogos e de barreiras integrados à manobra. O módulo logístico está se adestrando com o transporte, das viaturas mecanizadas das suas sedes para o campo de instrução e vice-versa, efetuando o suprimento de água e de combustíveis para as unidades, bem como executando o salvamento e a manutenção de viaturas em pane.

A 15ª Companhia de Comunicações Mecanizada montou as redes típicas e especiais necessárias para o exercício do posto de comando da brigada com seus elementos subordinados, bem como as redes especiais da direção do exercício (DirEx), de segurança e dos observadores e controladores do adestramento (OCA) essenciais para a execução da Operação Gralha Azul. Na oportunidade, o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado vem atuando como Força Oponente (ForOp), adestrando-se, assim, em operações ofensivas.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter