23 de Setembro, 2021 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

Exército - CMN, CML e Forsul, visitas nas unidades


Comandante Militar do Norte visita Brigada de Selva

A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl), no período de 14 a 17 de setembro, recebeu a visita do Comandante Militar do Norte (CMN), General de Exército João Chalella Júnior, acompanhado do Comandante da 8ª Região Militar (8ª RM), General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho, e distinta comitiva.

A atividade teve o objetivo de realizar a primeira visita oficial à área da 23ª Bda Inf Sl, após a assunção dos novos comandantes do CMN e da 8ª RM. A comitiva percorreu as organizações militares sediadas nas guarnições de Marabá, Tucuruí, Altamira e Itaituba, onde o escalão superior comprovou o nível de prontidão da tropa da Brigada da Transamazônica e o desenvolvimento das capacidades para atuar tanto no combate convencional quanto nas operações de garantia da lei e da ordem, em um ambiente de selva e interagências.

Todas as atividades ocorreram respeitando todas as medidas e protocolos preventivos à covid-19.

Comandante e Estado-Maior da PMERJ visitam Comando Militar do Leste


O Comando Militar do Leste (CML) recepcionou, no dia 14 de setembro, a comitiva da Secretaria de Estado de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Na oportunidade, os visitantes puderam conhecer um pouco mais do Palácio Duque de Caxias (PDC) e das particularidades do comando militar de área.

Após o almoço oferecido aos convidados, o Secretário de Estado de Polícia Militar e Comandante Geral da PMERJ, Coronel PM Luiz Henrique Marinho Pires e sua comitiva assistiram a uma palestra sobre o tema: Comando Militar do Leste – Tradição e Operacionalidade, ministrada pelo Comandante do CML, General de Exército José Eduardo Pereira, na Sala de Guerra do Centro de Coordenação de Operações (C COP).

Ainda na oportunidade, os militares da PMERJ conheceram sala de Comando e Controle do Comando Conjunto Leste e os salões históricos Dom João VI e Nobre, onde tiveram uma explanação histórica ministrada pelo Coronel Simonal, pertencente à seção de Assessoria de Cultura do CML. No final da atividade, foi realizada a fotografia oficial da visita.

Força Sul passa por inspeção do Comando da Artilharia Divisionária


No dia 15 de setembro, o 19º Grupo de Artilharia de Campanha (19º GAC) recebeu a visita de inspeção do General de Brigada Moises da Paixão Junior, Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3), localizada na cidade de Cruz Alta (RS), e comitiva.

O General Paixão verificou o grau de aprestamento operacional da Força Sul (FORSUL), que está em transição para Força de Prontidão (FORPRON); a formação individual de qualificação e a capacitação técnica e tática do efetivo profissional.

O Comandante da AD/3 visitou as instalações da organização militar, a Sala Bombarda (Software desenvolvido pelo Tenente-Coronel Heluy), que visa aprimorar a observação e condução do tiro pelo observador e o funcionamento dos subsistemas de artilharia (linha de fogo, topografia, comunicações e central de tiro).