Exército forma as primeiras mulheres DOMPSA

A Terceiro-Sargento Gabriela Melo da Silva, do Exército Brasileiro, e a Terceiro-Sargento Raniela Raica Finatto, da Força Aérea Brasileira, alcançaram um feito inédito na formação aeroterrestre brasileira: foram as primeiras mulheres a concluir o Curso de Dobragem e Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo Ar (C DoMPSA).

No total, 17 novos especialistas foram formados pelo Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil, no dia 17 de setembro de 2021. As militares carregam consigo, além de muita superação, um vasto currículo operacional: elas serviram em unidades renomadas, como o 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) e o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento, respectivamente.

Para o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, é de grande importância que a tropa se mantenha adestrada e em condições de cumprir qualquer missão. Durante a brevetação, em suas palavras, parabenizou os concludentes do curso, composto por integrantes da Marinha do Brasil, do EB e da FAB, além de um representante do Exército Paraguaio.

Ao final, o general destacou a conquista das duas militares brasileiras pioneiras, que receberam justa homenagem durante a formatura, que ocorreu na área de estágio do Centro de Instrução, localizado na Vila Militar.

Curso

O curso, criado em 1952, tem atualmente a duração de 24 semanas e é dividido em quatro grandes fases, sendo a primeira de dobragem de paraquedas; a segunda, de mestre de salto; a terceira, de lançamento aéreo de suprimento; e a quarta fase, de manutenção de material aeroterrestre. Para ingresso no curso, os candidatos devem cumprir diversos pré-requisitos, entre eles, o de pertencer ao Serviço de Intendência e já ostentar o brevê do Curso Básico Paraquedista.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter