Grupo de Artilharia Antiaérea realiza exercício com tiro real

O 2º Grupo de Artilharia Antiaérea participou, no período de 13 a 17 de setembro, da Operação Sagitta Primus 2021. Realizada no Campo de Instrução de Formosa (CIF), a operação consiste de um exercício de adestramento das organizações militares diretamente subordinadas à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, juntamente com as subunidades de artilharia antiaérea orgânicas das brigadas de infantaria e cavalaria.

A atividade, que contou com a presença de todos os comandantes de artilharia antiaérea do Exército Brasileiro, teve início com uma concentração estratégica na região de Formosa (GO) e culminou com a realização do tiro real do míssil telecomandado RBS-70, do míssil portátil Igla-S e do canhão 35 mm da VBC DA Ae Gepard. Contou ainda com o desdobramento do subsistema de controle e alerta, representado pelo Centro de Operações Antiaéreas e pelo radar SABER M60, ambos de fabricação nacional.

 
 

A operação, enquadrada numa situação tática no amplo espectro das operações de defesa antiaérea, capacitou os grupos e baterias antiaéreas a realizarem o tiro para apoiar a Força Terrestre na defesa de infraestruturas críticas do País e na proteção antiaérea das tropas e instalações da zona de combate, proporcionando liberdade de ação aos comandantes de diversos escalões em variados tipos e ambientes operacionais.

Bateria Antiaérea promove ações para o “Setembro Amarelo”

Desde o início do mês de setembro, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe), promove ações que contribuam para a conscientização de seu público interno acerca da importância da Campanha “Setembro Amarelo”, cujo principal objetivo é a prevenção ao suicídio e a importância da valorização da vida.

A subunidade, por meio de suas mídias sociais, busca divulgar o tema da Campanha e alcançar um número maior de pessoas, reforçando a necessidade de preservarmos a saúde mental e estendermos a nossa mão amiga àqueles que precisam.

Dando continuidade às atividades, na tarde do dia 15 de setembro, agentes da Secretaria Municipal de Saúde ministraram uma palestra, que tinha como tema “Setembro Amarelo – Falar é a melhor opção”, para os militares da organização militar, com a finalidade de capacitar o público-alvo para o acolhimento e encaminhamento de possíveis casos para tratamento; e proporcionar subsídios para a desconstrução do estigma em torno do comportamento suicida.

Em todas as atividades, os protocolos de segurança para enfrentamento da pandemia da covid-19 foram rigorosamente observados.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter