13 de Setembro, 2021 - 08:08 ( Brasília )

Terrestre

COTER tem novo titular


Rayane Bueno

O Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, prestigiou, na quinta-feira (09), solenidade de transmissão do cargo de Comandante de Operações Terrestres (COTER). O General de Exército Marco Antônio Freire Gomes sucede o General de Exército José Luiz Dias Freitas, que se despede do serviço ativo, após 45 anos de serviço à Pátria.

Ao proferir a referência elogiosa ao oficial-general que ingressou na reserva, o Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ressaltou importantes contribuições do General Freitas ao longo de sua trajetória na carreira, inclusive, no período em que esteve à frente do COTER.

Sua inteligência pragmática, seu natural espírito agregador, seu temperamento alegre e equilibrado e seu respeito pelas posições alheias fizeram com que o seu trato diário com os setores e órgãos internos e externos ao COTER fosse pautado por alto grau de entendimento mútuo, plena integração e harmoniosa e produtiva convivência”, destacou o Comandante Paulo Sérgio.

Ao despedir-se, o General Freitas relembrou: foram decorridos, “precisamente, dezesseis mil, seiscentos e três dias, quando transpus o portão dos novos cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras. A despedida, mesmo esperada, é difícil e este é um momento de emoção”.

Nas boas-vindas ao seu sucessor, destacou que entrega o cargo "a um oficial-general competente, conhecido por sua inteligência e por seus conhecimentos profissionais”.

Também prestigiaram a cerimônia o Deputado Federal Coronel Luiz Armando Schroeder Reis; o Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço; o Presidente do Superior Tribunal Militar (STM), Ministro Luis Carlos Gomes Mattos; o Presidente da Fundação Habitacional do Exército, General de Exército Araken de Albuquerque; além de oficiais-generais do COTER e demais autoridades.

Criado em 1960, o COTER tem a missão de orientar e coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre, em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Exército e do Estado-Maior do Exército.


Fotos: Igor Soares