09 de Setembro, 2021 - 10:10 ( Brasília )

Terrestre

Inspeção do comandante da 3ª Divisão de Exército


Nos dias 2 e 3 de setembro, o 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP), “Grupo Humaitá”, recebeu a inspeção do Comandante da 3ª Divisão de Exército, “Divisão Encouraçada”, General de Divisão Hertz Pires do Nascimento, acompanhado do Comandante da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército, General de Brigada Moises da Paixão Júnior. que teve como objetivos realizar a inspeção das tropas de Força de Prontidão Operacional – FORPRON, da Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3) - FT Brigadeiro Gurjão e realizar a inspeção logística das viaturas no aprestamento da Tropa FORPRON.

O comandante da 3ª DE acompanhou uma demonstração de reconhecimento, escolha e ocupação de posição (REOP) no Campo de Instrução de Cruz Alta (CICA), realizada pela linha de fogo FORPRON do 29º GAC AP, Bateria que compõe o módulo especializado de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro, possuindo capacidades para agregar poder de combate, de acordo com cada situação.

Sob o Comando da AD/3 e com uma bateria de obuses com seis peças do 29º GAC AP, deve desencadear operações básicas e complementares e/ou integrar uma Força Expedicionária. Durante a demonstração do REOP foi realizado o tiro de Artilharia no CICA pela primeira vez com o material VBC OAP M109 A5 155mm. Essa atividade marcou o encerramento da Operação Santa Bárbara, que ocorreu no Grupo Humaitá do dia 30 de Agosto ao dia 3 de Setembro.

Estado-maior de brigada participa de simulação de combate construtiva


No período de 30 de agosto a 2 de setembro, o estado-maior da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada participou de uma simulação de combate construtiva, como força oponente, coordenada pelo Centro de Coordenação de Operações do Comando Militar do Sul. A atividade teve por finalidade adestrar o estado-maior da 5ª Divisão de Exército.

Na ocasião, foi possível desenvolver a capacidade de planejamento dos integrantes do comando da brigada, aumentar a sinergia do trabalho em equipe e proporcionar aos militares a aplicação dos conhecimentos adquiridos nos bancos escolares.

Exercício em campanha do período de qualificação



Entre os dias de 31 de agosto a 2 de setembro, o 6º Regimento de Cavalaria Blindado (6º RCB) "Regimento José de Abreu”, realizou o exercício em campanha para o coroamento do período de instrução individual de qualificação (IIQ) dos cabos e soldados na àrea de instrução do Regimento.

Foram realizadas instruções de campanha nas diversas qualificações militares como cavalaria, comunicações, saúde, material bélico e intendência. Como parte do exercício, o efetivo do Regimento realizou, no dia 1º de setembro, a marcha noturna de 16 Km. Os soldados foram colocados em situações semelhantes às que ocorrerão no exercício de suas atividades, bem como, estão qualificados e formados como reservistas de primeira categoria.

 

Créditos: 8ª Bda Inf Mtz, 6º RCB, Cb Alves e Sd Sousa