Curso Avançado de Montanhismo capacita 19 militares

No dia 22 de julho, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, por intermédio do Centro de Instrução de Operações em Montanha, concluiu a condução do Curso Avançado de Montanhismo. Participaram da capacitação 18 oficiais e sargentos do Exército Brasileiro e um oficial da Marinha do Brasil.

Com duração de dez semanas, o curso foi dividido em cinco fases: técnicas básicas; reconhecimento em montanha; patrulhas e técnicas operacionais; operações e técnicas especiais. Os alunos foram submetidos a um árduo treinamento, demandando competências técnicas e comportamentais peculiares para superar os desafios do ambiente operacional de montanha, como o ar rarefeito, as temperaturas negativas e o terreno acidentado.

Os novos guias estão capacitados a liderar frações especializadas da Brigada de Montanha nas operações em montanha, a realizar reconhecimento, vigilância e aquisição de alvos nesse ambiente peculiar, bem como a trabalhar como assessor do comando no planejamento de operações em regiões escarpadas e compartimentadas.

A solenidade militar de encerramento do curso contou com a presença do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; do Comandante da 4ª Região Militar, General de Divisão Jorge Antônio Smicelato; do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos; do Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, General de Brigada João Felipe Dias Alves; além da presença de comandantes, chefes e diretores das organizações militares da Brigada de Montanha do Exército Brasileiro.

Fonte: 11º BI Mth

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter