29 de Julho, 2021 - 10:00 ( Brasília )

Terrestre

3º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado realiza campo e entrega do Braçal (PE)


O 3º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado (3º Pel PE Mec) realizou, no dia 20 de julho, a entrega do Braçal de Polícia do Exército (PE) aos militares incorporados em 2021. O campo do braçal ocorreu no período de 19 e 20 de julho, no Campo de Instrução Forte de Santa Tecla (CIST), iniciando-se com uma marcha de 12 Km, seguido de pistas de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Operação de Controle de Distúrbio (OCD) e orientação  noturna. Foram ministradas ainda, instruções de conhecimento de armamentos menos letais e pista de tiro.

A entrega do braçal de PE, feita no próprio CIST, aos militares do efetivo variável, marca o término do período que qualificação dos novos infantes policiais.

O braçal proporciona, simbolicamente ao militar da PE, a ostensividade do poder de polícia administrativa ou judiciária, característicos da autoridade do Soldado da PE.

O braçal é uma herança dos policiais do Pelotão de Polícia Militar, tropa de pracinhas da Força Expedicionária Brasileira (FEB) que atuou na Itália, cumprindo missões de polícia, durante a 2ª Guerra Mundial. O braçal desses policiais, utilizado no braço esquerdo, continha as iniciais MP, que significa “Military Police”.

Durante as instruções e pistas de aplicação foram observadas todas as regras de afastamento social e de prevenção à disseminação da covid-19.

Fonte: 3º Pelotão de Polícia do Exército Mecanizado