Militares da ESA participam do Estágio de Operações no Pantanal

Entre os dias 5 e 22 de julho, 19 militares da Escola de Sargentos das Armas (ESA) realizaram o Estágio de Operações no Pantanal (EOPan), no 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron) em Corumbá (MS). O EOPan, conduzido pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan), consistiu em três etapas, iniciando-se com instruções acerca da vida no pantanal, voltadas para a sobrevivência.

No fim dessa primeira fase, ocorreu um dia de pernoite isolado e dois dias de sobrevivência. Na segunda fase, houve instruções de técnicas especiais que envolvem comunicações, orientação, técnicas fluviais, aeromóveis e tiro.

A fase que compreende as instruções de operações no pantanal constitui a última etapa do estágio, em que, por meio das patrulhas diárias, os estagiários são avaliados pelo planejamento e pela execução da infiltração, assim como pelo retorno à base de operações.

Para o aluno de Comunicações Marcelo Magno da Rosa, realizar o estágio foi uma experiência única, em que teve a oportunidade de aprimorar técnicas militares que já conhecia e aprender novas, específicas do ambiente pantaneiro.

Magno ainda indica a realização de estágios enquanto aluno, que certamente garante muito aprendizado. Fonte: ESA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter