Batalhão realiza Estágio de Área de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados

O 2º Batalhão de Engenharia de Combate (2º BE Cmb) realizou, no período de 25 a 28 de maio, o Estágio de Área de Levantamento e Destruição de Engenhos Falhados, para as organizações militares (OM) do Comando Militar do Sudeste (CMSE).

O estágio, que combinou instruções téoricas e práticas, teve como finalidade qualificar os militares das turmas de levantamento e destruição de engenhos falhados (TuLeDEF) das OM do CMSE, habilitando-os com conhecimentos em classificações, tipos e características específicas dos explosivos militares e comerciais, velocidade de detonação e efeitos relativos, regras de segurança no manuseio, utilização de equipamentos de proteção individual, distâncias de segurança, gerenciamento de risco, equipamentos de destruição e sua correta utilização, características das espoletas, montagem de cadeia de fogo e acionamento de cargas por meio elétrico e pirotécnico.

 

Além das instruções voltadas para explosivos, os militares tiveram instruções relativas às atribuições do oficial e do sargento de munições, incluindo normas referentes à segurança no transporte, armazenamento, conservação de munições e explosivos.

Os estagiários conheceram, também, o trabalho realizado pela equipe de desativação de artefatos explosivos do 2º BE Cmb, por meio de uma instrução sobre operação dos equipamentos de uso remoto, os robôs tEODor e Telemax, realizada pelos militares especializados para a missão. O evento foi encerrado pelo Comandante do 2º BE Cmb, Tenente-Coronel Henrique Vidal López Pedrosa, com a entrega de um certificado de conclusão aos participantes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter