AFV – M113 Assinado Contrato Modernização com BAE Systems

DefesaNet

O importante contrato de modernização das viaturas de transporte blindada de lagartas foi assinado finalmente. Após tentativas de levar de modo autônomo o Exército optou por uma parceria com a BAE Systems.

Para detalhamento do projeto consulte a matéria :

LAAD Bastidores 3 – A Modernização dos M-113 B do Exército Brasileiro Abril 2011 Link

O Editor

ARLINGTON, Virgínia – A BAE Systems, em parceria com o Exército Brasileiro, modernizará 150 veículos blindados M113, usados no transporte de pessoal, com base em um contrato militar avaliado em US$ 41,9 milhões.
 
O Exército Brasileiro atualizará os veículos M113B para a configuração M113A2 Mk1.  Nestes trabalhos, os cascos, escotilhas e rampas dos veículos serão reutilizados, enquanto que os demais componentes, inclusive os motores, as transmissões e os sistemas de refrigeração, serão substituídos ou reformados. A BAE Systems fornecerá os materiais necessários para os trabalhos de modernização, assim como ferramentas e peças sobressalentes. A empresa também transferirá tecnologia e treinará o Exército na manutenção e modernização destes veículos. 
 
“Este trabalho de modernização de baixo custo oferece vários benefícios ao Exército Brasileiro, inclusive melhor desempenho e confiabilidade do veículo”, disse Joe McCarthy, vice-presidente e gerente geral da área de Veículos de Combate da BAE Systems. “Há décadas que exportamos e modernizamos os veículos M113. O Exército Brasileiro adquiriu os M113s do Exército Americano, no início da década de 70. Este programa de reforma e atualização modernizará os veículos, estendendo seus serviços significativamente, em linha com a estratégia de defesa nacional do País e contribuindo para a ampliação de sua capacidade de defesa”.
 
De acordo com o contrato, o trabalho será executado nas instalações do Exército Brasileiro, em Curitiba, e deverá ser concluído em novembro de 2014.
 
O M113 faz parte da maior família de veículos blindados sobre lagartas do mundo e totaliza mais de 80 mil veículos, com 40 variantes, distribuídos mundialmente. Ele é capaz de transportar 12 soldados além do motorista, fazer operações anfíbias e grandes viagens atravessando terrenos difíceis.  Além disso, pode adquirir altas velocidades rodando sobre estradas bem mantidas.
 
Desde 1998, a BAE Systems vem fornecendo suporte às Forças Armadas do Brasil para armas, radares e veículos blindados, a partir de seu escritório em Brasília.
 
No início do ano, a Embraer, empresa brasileira fabricante de aeronaves, e a Força Aérea Brasileira selecionaram a BAE Systems para fornecer os sistemas eletrônicos de controle de voo para a aeronave militar de transporte KC-390.

DefesaNet

LAAD Bastidores 3 – A Modernização dos M-113 B do Exército Brasileiro Abril 2011 Link

BAE System fecha contrato de US$ 48 milhões para modernizar blindados do Exército Abril 2011 Link

Cancelamento do Projeto VBTP M113 BR 2009 Link

Exército Modernizará a VBTP M-113B Fevereiro 2008 Link

Exército Apresenta o Protótipo da Viatura M113-T 2005 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter