06 de Maio, 2021 - 11:11 ( Brasília )

Terrestre

Operação Boina Preta 2021


No período de 26 a 30 de abril, a 1ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada (1ª Cia E Cmb Mec) realizou um exercício de longa duração que coroa a fase de instrução individual básica dos recrutas incorporados no ano, a “Operação Boina Preta”, no campo de instrução do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

Durante cinco dias, os militares do efetivo variável de 2021 participaram de intensa atividade no terreno, onde colocaram em prática os ensinamentos obtidos nas instruções teóricas ministradas na subunidade.



Ultrapassaram obstáculos, superaram o cansaço físico e mental, realizaram oficinas como: pista de cordas, higiene e primeiros socorros, orientação, camuflagem, pista de obstáculos, montaram de abrigos e aprenderam como utilizar o terreno a seu favor.

Nessas atividades, que fazem parte da formação do soldado, desenvolveram atributos como: iniciativa, flexibilidade, resistência, coragem e perseverança, sempre buscando um progressivo e constante aprimoramento técnico profissional. Ao final da operação estão aptos a usar a boina preta, símbolo das unidades blindadas e mecanizadas do Exército Brasileiro.

Grupo de Artilharia realiza Operação Boina Preta com seu efetivo variável


No período de 26 a 30 de abril, o efetivo variável do 29º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (29º GAC AP) realizou a “Operação Boina Preta”. A atividade iniciou com a marcha de 12 km, e marcou o coroamento do período da instrução individual básica (IIB).

Durante o acampamento, os recrutas tiveram instruções práticas de imitação do combate, tais como: orientação no terreno; sobrevivência; progressão no terreno, higiene em campanha, profilaxia e primeiros socorros; camuflagem; combate a baioneta; tiro de ação e reflexo, tudo com o objetivo de praticar as técnicas do combate individual, bem como desenvolver atributos psicomotores e afetivos.

O comando do Grupo, premiou os militares que se destacaram na atividade de campo, que receberam um Diploma de Mérito das mãos do Comandante do 29° GAC AP. Por ocasião do término da Operação, os recrutas incorporados em 2021 conquistaram sua boina preta, símbolo das tropas blindadas e mecanizadas. A cerimônia não contou com a presença dos familiares devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19.

Fotos: S Ten Chagas Alves, Sd Iohan, Cb Alves, Sd Sousa e Sd Copetti