Brigada de Força de Prontidão é adestrada com combate virtual

Entre os dias 5 e 9 de abril, o Centro de Adestramento-Sul do Exército (CA-Sul) iniciou o ciclo de apoio à certificação da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) como Força de Prontidão. Para isso, o exercício de simulação virtual de combate foi aplicado na Força-Tarefa 4º Esquadrão de Fuzileiros Blindados do 20º Regimento de Cavalaria Blindado (20º RCB). Nas próximas semanas, o CA-Sul receberá outras três subunidades da Força de Prontidão (FORPRON).

No exercício, os quadros, os motoristas e os atiradores das guarnições de viaturas blindadas da força-tarefa puderam se adestrar num ambiente tático de imersão, proporcionado pelo software Virtual Battlespace 3. Esse software de simulação de combate é amplamente utilizado para o adestramento de exércitos de países como os Estados Unidos e a Alemanha.

O exercício de simulação virtual tem por finalidade o adestramento de frações, com foco na correta exploração rádio, no emprego tático do armamento coletivo e das viaturas blindadas em operações ofensivas e defensivas. A atividade é, ainda, a oportunidade para a prática das técnicas, táticas e procedimentos adotados em situação de combate. O emprego da simulação virtual busca levar a tropa adestrada a situações o mais próximo possível da realidade, contribuindo significativamente para a preparação da tropa para os exercícios no terreno com simulação viva, que serão realizados para completar a certificação das tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro.

Fonte: 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter