Batalhão do Exército promove Estágio de Capacitação Técnica em Infraestrutura Ferroviária

Na segunda quinzena de março, o 2º Batalhão Ferroviário do Exército, por meio do Centro de Instrução de Engenharia (CIEng), realizou o Estágio de Capacitação Técnica em Infraestrutura Ferroviária. Coordenado pelo Departamento de Engenharia de Construção (DEC), o estágio contou com a participação de militares e servidores civis de diversas organizações militares do Exército Brasileiro.

O objetivo da atividade foi adestrar oficiais, praças e servidores civis das organizações militares do Sistema de Obras de Cooperação (SOC) para o desempenho das funções de coordenação técnica e operacional de execução de obras e de serviços nas frentes de trabalho de obras ferroviárias.

Durante o estágio, foram abordados assuntos como conceitos e fundamentos de obras ferroviárias; planejamento, gestão e controle de uma obra ferroviária; segurança e meio ambiente; atividades interdisciplinares; e conhecimento técnico sobre os equipamentos utilizados em todo o processo de construção ferroviária.

A atividade compreendeu, ainda, uma visita de instrução aos lotes 6 e 7 da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), localizados no município de São Desidério, no estado da Bahia. Fruto de uma parceria firmada entre a VALEC Engenharia, Construções e Ferrovias S.A. e o Exército Brasileiro, a visita de instrução, ocorrida entre os dias 22 e 24 de março, foi realizada com o objetivo de aprimorar o desempenho dos estagiários na coordenação e na construção de ferrovias.

Fonte: 2º Batalhão Ferroviário do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter