EsFCEX recebe seus novos alunos

No dia 16 de março, o ano letivo começou para os candidatos aprovados no concurso de admissão para o Curso de Formação de Oficiais do Quadro Complementar (CFO/QC) e para o Curso de Formação de Capelães Militares (CF/CM) da Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx). Na ocasião, foi realizada a cerimônia de entrada pelo Portão das Armas.

Na cerimônia, os então candidatos já sobem a alameda como militares. Relativamente curto, o percurso concretiza anos de estudo e dedicação. Em 2021, o abraço da família de origem e os cumprimentos da nova família verde-oliva foram suspensos por protocolos sanitários, mas a alegria da conquista dos novos integrantes do Exército de Caxias não foi menor.

Após a cerimônia, os tenentes-alunos do Quadro Complementar de Oficiais e os aspirantes do Quadro de Capelães Militares foram apresentados aos instrutores e assistiram à aula inaugural, proferida pelo Comandante da escola, Coronel Rubem Mendes da Costa Neto. O coronel parabenizou os militares pela aprovação no concurso e os orientou sobre as responsabilidades que eles têm consigo e com os outros nessa caminhada.

Os novos militares foram selecionados dentre os 8.932 candidatos que disputaram vagas nas áreas de Administração, Enfermagem, Veterinária, Ciências Contábeis, Direito, Estatística, Informática, Pedagogia e Psicologia; para o Magistério Militar (Biologia, Espanhol, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português, Química e Física) e Capelão Militar. Do total de inscritos, 3.772 foram mulheres e 5.160 foram homens. Os tenentes-alunos de Enfermagem e Veterinária, apesar de fazerem o concurso da EsFCEx, realizam o curso de formação na Escola de Saúde do Exército, no Rio de Janeiro.

Fonte: Escola de Formação Complementar do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter