Nota de Falecimento – Gen Ex MIOTTO 1955-2021

O Exército Brasileiro informa, com profundo pesar, o falecimento do General de Exército Geraldo Antonio MIOTTO, no dia 20 de janeiro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Nascido em 20 de março de 1955, em São Marcos/RS, o General MIOTTO ingressou no Exército Brasileiro em 28 de fevereiro de 1972, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas.

Em 1975, seguiu para a Academia Militar das Agulhas Negras, onde, em 14 de dezembro de 1978, foi declarado Aspirante-a-Oficial da Arma de Cavalaria, sendo o primeiro colocado de sua turma.

Como Oficial Superior, comandou o 16º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado, à época na cidade de Passo Fundo/RS, e o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de Porto Alegre (CPOR/PA).

Promovido a Oficial-General, exerceu inúmeras funções de destaque, como Comandante da 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste, Comandante da 3ª Divisão de Exército, Secretário Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República e Vice-Chefe do Departamento-Geral do Pessoal.

Como membro do Alto Comando do Exército, foi Comandante Militar da Amazônia e Comandante Militar do Sul.O Gen MIOTTO deixa a sua esposa, Sra Lola Tomé Miotto, dois filhos e três netos.

Neste momento de consternação, a família militar expressa as mais sinceras condolências aos familiares, companheiros de armas e amigos desse notável cidadão e chefe militar. Os atos fúnebres serão realizados no dia 21 de janeiro, na cidade de São Marcos-RS, em horário a ser definido.

 

Vídeo produzido pelo Comando Militar do Sul  (CMS)

 

 

General-de-Exercito Geraldo Antonio MIOTTO

(1955-2021)

                                    Arma ligeira que transpõe os montes

                                                    Caudais profundos, com ardor e glória

                                                        Estrela guia em negros horizontes

                                                             Pelo caminho da luta e da vitória

 

Em 2004, ao chegar na ESG para cursar o CAEPE, conheci o entao Coronel de Cavalaria Geraldo Antonio MIOTTO. Com o passar do tempo e maior convivencia com o grupo de mais de 100 civis e militares, foi fácil perceber que era um lider carismático, figura respeitada entre seus pares, superiores e subordinados, e altamente estimado pelos civis, mercê dos seus inumeros atributos: firmeza, carater, cordialidade, e sobretudo, simplicidade. A consideração com que tratava a todos e constante bom humor eram algumas das suas caracteristicas. Com efeito, ali estava um grande Soldado, do Exercito de Caxias, da Cavalaria de Osorio. Alguem que viria a ser um dos grandes nomes nacionais da Nobre Arma Ligeira, sem deixar de ser Simples, como o Patrono.

 

O futuro lhe reservaria elevadas posições na Fôrça, conquistas que os amigos da Turma Vontade Nacional da ESG acompanhavam de perto, dividindo com seus estimados familiares e muitos amigos a alegria de cada vitoria. Por onde passou deixava a sua marca, grangeando estima e inumeros admiradores. Na nossa Turma nao foi diferente, sempre mantendo contato, sempre dedicando uma palavra amiga, um abraço, nos muitos encontros ao longo desses 15 anos transcorridos desde que nos dispersamos, após o ano que se mostrou um dos melhores tempos das nossas vidas, na Escola onde se estuda o Brasil.

Dedicava especial carinho aos ex-combatentes da FEB, que sempre prestigiava nas solenidades alusivas. Como antigo comandante do CPOR/POA, era tambem um entusiasta da Reserva Atenta e Forte, de cujo Encontro Nacional em Joinville participou em 2018.

Por desginios do Eterno, jamais saberemos por que partiu tao prematuramente. Lutador, enfrentou com bravura a doença traiçoeira. Uma perda imensa, para a Familia, os amigos, o Exército e o Brasil, ao qual ainda tanto poderia servir, com seu ardente patriotismo, sua visao privilegiada, dedicação, ideais e profissionalismo.

Que sua alma se eleve ao Jardim dos Justos no Mundo Vindouro, e se incopore a Corrente da Vida Eterna.  

Bendito seja o Juiz da Verdade.

AÇO !

SELVA !

BRASIL ACIMA DE TUDO !

Israel Blajberg

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter