Solenidade de encerramento dos Cursos de Formação de Oficiais do Quadro Complementar e de Capelães Militares

No dias 26 e 27 de novembro, a Escola de Formação Complementar do Exército (EsFCEx) realizou as cerimônias que marcam a conclusão dos Cursos de Formação de Oficiais (CFO) do Quadro Complementar e de Capelães Militares de 2020. Após 37 semanas de instrução, a EsFCEx entrega ao Exército Brasileiro 17 oficiais e um aspirante a oficial, especialistas nas áreas de Administração, Contabilidade, Comunicação Social, Direito, Informática, Magistério Matemática, Magistério Português e Capelão Militar Evangélico, que serão distribuídos por diversas organizações militares em todo o território nacional.

A turma denominada "Septuagésimo Quinto Aniversário da Tomada de Monte Castelo", reuniu-se, cumprindo com todos os protocolos de segurança sanitária, para um ato religioso e a cerimônia de diplomação em 26 de novembro e, para a formatura de entrega de espadas no dia 27 de novembro. O ato religioso expressou a gratidão dos tenentes-alunos para Deus, à família e à escola pelos aprendizados adquiridos ao longo do ano de instrução e por terem chegado ao fim da caminhada com êxito. O Tenente-Coronel Ulisses proferiu a mensagem espírita; o Aspirante Predes, formando de 2020, a prece evangélica; e o Capelão Fabrício, a oração católica.

Na diplomação, presidida pelo Coronel Rubem Mendes da Costa Neto, Comandante do Estabelecimento de Ensino, os ainda tenentes-alunos que se destacaram no CFO foram agraciados com uma referência elogiosa e uma premiação que reconheceram o melhor classificado, os mais assíduos, o melhor atirador, a melhor aptidão física e o melhor trabalho de conclusão de curso.

O 1º Tenente-Aluno Felipe Quirino Andre foi agraciado por ter obtido o maior grau entre os formandos da EsFCEx. O formando com maior conceito atitudinal, 1º Tenente-Aluno Alex David Figueiredo Ramos, foi convidado a descerrar a placa comemorativa da Turma Septuagésimo Quinto Aniversário da Tomada de Monte Castelo.

O orador da turma, 1º Tenente-Aluno Lucas Girard Rabêllo, ressaltou a importância da formação “na história de vida de cada um de nós. Esses meses vão ser um ponto em meio a décadas, mas vai ser aquele ponto inesquecível. Tudo o que vivemos aqui está na massa do sangue”.

A cerimônia de entrega das espadas contou com a presença do General de Exército Lourival Carvalho Silva, Secretário de Economia e Finanças; do General de Exército Julio Cesar de Arruda, Chefe do Departamento de Engenharia e Construção; do General de Exército R1 Artur Costa Moura, Antigo Chefe do Departamento-Geral do Pessoal; do General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército; do General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho, Comandante da 6ª Região Militar; e de familiares, amigos, instrutores e militares da EsFCEx.

O Comandante da Escola, no seu discurso, dirigiu-se aos alunos dizendo: “A EsFCEx é a casa dos senhores, e como os filhos abandonam o lar para buscar o futuro, hoje a turma parte para construir a carreira. Fizemos a nossa parte, tanto a família que os acolheu e amparou para que chegassem até aqui, quanto a família verde-oliva que balizou o norte para a caminhada militar e somos gratos a Deus por nos fazer chegar até aqui com saúde e em paz. Bravo que não se olvida: os mais fortes são os que confiam em Deus, prestigiam e cultivam sua família”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter