Instrução do Estágio de Condutor de Cães de Trabalho Policial em conjunto com a PRF auxilia segurança pública

No dia 24 de novembro, cumprindo atividade prevista para a formação dos instruendos do Estágio de Condutor de Cães de Trabalho Policial, a Seção de Cães de Guerra do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília (BPEB) participou de uma ação integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), empregando cães para farejar entorpecentes em veículos que trafegavam na rodovia BR-060, próximo ao Recanto das Emas (DF). Destaca-se que a atividade teve por objetivo permitir que os conjuntos condutor-cão fossem expostos a um ambiente realista de emprego, fundamental para essa capacitação.

A atuação integrada com aquela instituição incrementou, sobremaneira, a capacidade de vistoria no posto de fiscalização da PRF. Durante a abordagem de um ônibus procedente de Goiânia (GO) com destino a Natal (RN), após a revista por farejamento de cães, foi encontrada uma mochila que continha dez quilos de pasta-base de cocaína. Outro ônibus, que vinha de Goiânia com destino a Barreiras (BA) também foi abordado, ocasião em que os cães farejadores indicaram que havia droga dentro de uma embalagem com caixas de leite, sendo constatada, dentro delas, a existência de 627 g de cocaína, 414 g de crack e 306 g de maconha.

Da mesma maneira, em um veículo que transportava passageiros de Goiânia com destino a Barreiras, foram identificados dois quilos de maconha e quatro pássaros da fauna silvestre, que estavam sendo transportados sem a devida permissão.

Ressalta-se que, em uma atividade cujo objetivo era aperfeiçoar a capacitação de recursos humanos em formação, foi possível, por meio de integração de esforços, coordenação e interoperabilidade com a PRF, gerar resultados práticos que contribuíram tanto para a melhoria da qualidade da instrução, como para a manutenção da segurança pública.

Fonte: BPEB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter