09 de Novembro, 2020 - 11:20 ( Brasília )

Terrestre

Nova concepção logística do Exército Brasileiro marca adestramento avançado do 9º Grupamento Logístico


Entre os dias 25 e 30 de outubro, o 9º Grupamento Logístico desdobrou uma Base Logística Terrestre, no contexto da Operação Bodoquena, no município de Maracaju (MS), como parte do adestramento avançado daquele Grande Comando Logístico.

Durante o exercício no terreno, foram apresentados e solucionados Problemas Militares Simulados (PMS) e executadas Ações com Tropas e Meios (ATM), a fim de capacitar as tropas nas atividades logísticas para apoio às operações da Força Terrestre.

A Base Logística Terrestre é a área geográfica na qual são desdobrados os meios (pessoal, viaturas e equipamentos) que prestam apoio logístico a uma força militar. Nesta operação, a base foi composta pelos módulos de Comando e Controle, Transporte, Suprimento, Manutenção, Engenharia, Saúde e Recursos Humanos, que realizam o apoio logístico em prol das operações do Comando Militar do Oeste.

O exercício contou com, aproximadamente, 350 militares do 9º Grupamento Logístico, de suas organizações militares diretamente subordinadas, do 9º Batalhão de Guerra Eletrônica e do 9º Batalhão de Engenharia de Combate, além de 80 viaturas, como Side Lifter, VCB M-88, Munck, Chirana, 5 Tons, Baús, entre outras.

A aplicação dos conhecimentos e a experimentação doutrinária neste exercício de adestramento estão embasadas no contexto da transformação e da nova concepção logística do Exército Brasileiro, visando otimizar e racionalizar os meios de apoio logístico às operações. A finalidade é alcançar a prontidão logística, condição essencial para prontidão operacional.



Fonte: 9º Gpt Log


ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS