Apresentação da tropa e material preparado para combate aos delitos ambientais na Operação Verde Brasil 2

Em apoio ao Comando Militar do Norte, o Comando Militar do Planalto (CMP) atua na Operação Verde Brasil 2 no estado do Tocantins. As ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na região são executadas pelo 22º Batalhão de Infantaria.

No dia 24 de setembro, foi realizado, em Brasília, um apronto operacional da Força Planalto (FORPLAN), com o objetivo de dar suporte à Operação Verde Brasil 2. Na ocasião, o CMP apresentou o efetivo, os equipamentos, as viaturas, os suprimentos e os demais materiais prontos para as operações militares no estado do Tocantins.

A Operação Verde Brasil 2 é direcionada ao desmatamento ilegal e aos focos de incêndio na Amazônia Legal. Integrantes das Forças Armadas, em cooperação com agentes de órgãos ambientais, executam inspeções navais e terrestres, vistorias e revistas em embarcações, além do levantamento de áreas com queimadas e combate ao fogo.  

No último balanço divulgado pelo Ministério da Defesa, a Operação Verde Brasil 2 já havia realizado 26 mil inspeções navais e terrestres e 712 apreensões na Amazônia Legal. Em postos de bloqueio e controle de estradas, foram retidos 211 veículos por irregularidades. Um total de 28,7 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foi confiscado e foram apreendidas 791 máquinas de serraria móvel, tratores, maquinário de mineração, balsas, dragas e acessórios. Ressalta-se ainda que mais de R$ 520,8 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter