18 de Setembro, 2020 - 11:00 ( Brasília )

Terrestre

Instrução de qualificação do efetivo variável da 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista


A 1ª Companhia de Engenharia de Combate Pára-quedista (1ª Cia E Cmb Pqdt) realizou a Operação Ribeirão das Lajes no período de 31 de agosto a 4 de setembro. O exercício ocorreu na represa de Ribeirão das Lajes, no município de Piraí (RJ), e teve como finalidade a conclusão da instrução de qualificação do engenheiro paraquedista incorporado em 2020.

Nessa oportunidade, a subunidade foi reforçada pelos soldados do efetivo variável do 36º Pelotão de Polícia do Exército Pára-quedista, além de um Grupo de Combate da Companhia de Comando da Brigada de Infantaria Pára-quedista.

No decorrer da semana de instrução, os militares cumpriram diversas atividades náuticas e de técnicas especiais, tais como navegação a remo e a motor, orientação fluvial, infiltração aquática de superfície (espinha de peixe) e desova e acolhimento em meio aquático.

O grupamento ainda realizou exercícios de tiro embarcado diurno e noturno, além de uma pista do esclarecedor, com o emprego da espingarda calibre .12, o que contribuiu para o desenvolvimento de capacidades necessárias às frações de engenharia em apoio às forças-tarefas paraquedistas.

Fonte: 1ª Cia E Cmb Pqdt