Novas portadas “Improved Ribbon Bridge” aumentam a capacidade operacional das tropas do CMS

No período de 9 a 13 de setembro, o 3º Grupamento Logístico (3º Gpt Log), por intermédio do 3º Batalhão de Suprimento, está coordenando uma operação logística no Porto de Rio Grande, com o objetivo de transportar 5 portadas “Improved Ribbon Bridge” (IRB) até o 12º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, localizado em Alegrete (RS), e até o 5º Batalhão de Engenharia de Combate Blindado, sediado em Porto União (SC), permitindo aumentar a capacidade operacional das tropas de Engenharia do Comando Militar do Sul.

“A operação de transporte exigiu uma complexa coordenação entre a chegada do material em 3 navios diferentes, a montagem em uma área de apoio, o transporte para 2 destinos diferentes e distantes e o apoio de várias Organizações Militares (OM) no transporte.

Ao final da missão, teremos percorrido mais de 28.000 km no transporte do material”, explica o Chefe da Seção de Transporte do 3º Gpt Log, Major Rodrigo de Carvalho Minuzzi. No dia 9 de setembro, o primeiro lote das novas equipagens, proveniente dos Estados Unidos, do Canadá e da Alemanha, começou a ser carregado e transportado.

A operação envolve várias OM do Comando Militar do Sul, entre elas o 4º Grupamento de Engenharia e o 8º, o 9º e o 10º Batalhões Logísticos. O 3º Gpt Log também é apoiado pela Base de Apoio Logístico do Exército, sediada no Rio de Janeiro (RJ).

A equipagem IRB faz parte do Programa Estratégico do Exército Sistema de Engenharia – Projeto Material de Engenharia de Combate, que tem por objetivo a aquisição e a modernização de sistemas e materiais de emprego militar específicos da Engenharia de Combate. Ela tem emprego dual, podendo ser utilizada em operações de defesa da Pátria e também em operações de cunho humanitário.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter