Exercício de Certificação de Estado-Maior verifica Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre

No dia 3 de julho, o Comando de Operações Terrestres (COTER), por meio do Comando Militar do Leste (CML), encerrou o 1º Exercício de Certificação do Estado-Maior (EM) da Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), 2ª fase do ciclo do Sistema de Prontidão Operacional da Força Terrestre (SISPRON). A atividade foi realizada no Centro de Adestramento Leste (CA Leste) e simulou um conflito armado entre países.

Durante todo o exercício, foram realizadas atividades como planejamento tático da Bda Inf Pqdt, simulação construtiva de combate e coletiva de imprensa. No dia 2 de julho, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, esteve presente no exercício a fim de acompanhar a certificação do EM da Bda Inf Pqdt e dos EM de suas organizações subordinadas.

Ao término da atividade, foi realizada uma análise pós-ação (APA) com os participantes, quando foram discutidos os fundamentos das operações, os ensinamentos colhidos e as oportunidades de melhoria.

A Bda Inf Pqdt é a primeira Brigada do Exército Brasileiro a ser certificada nesse novo sistema, possibilitando a composição de uma tropa comprovadamente adestrada e capaz de executar operações de defesa da Pátria, a fim de permanecer pronta para atuar em qualquer parte do território nacional, em qualquer época.

Além disso, esse exercício pioneiro servirá de modelo, sendo replicado com as adaptações necessárias, para outros Comandos Militares de Área.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter