30 de Junho, 2020 - 09:05 ( Brasília )

Terrestre

Energia limpa e redução em mais da metade no consumo de eletricidade do 1º Grupamento de Engenharia


O 1º Grupamento de Engenharia (1º Gpt E) iniciou, neste ano, o processo de instalação de um sistema de energia fotovoltaico em suas dependências, com a finalidade de gerar energia de corrente contínua, a partir da captação da luz solar, o que é uma fonte energética limpa, renovável e inesgotável.



Ao todo, foram instalados 777 painéis solares fotovoltaicos, que proporcionarão uma redução estimada de 54% no consumo mensal de energia do grupamento e de 33% na conta de luz. Isso representa uma economia na ordem de 180 mil reais por ano, com uma previsão de retorno do investimento em cerca de cinco anos. Além disso, o clima local contribuirá para uma maior eficiência do sistema devido ao tempo frequentemente ensolarado na cidade de João Pessoa.

Atualmente, esse é o projeto mais robusto de geração de energia solar, com ligação direta na rede elétrica (on grid), no âmbito do Exército Brasileiro e desenvolvido por engenheiros das Seções de Planejamento e Acompanhamento de Obras Militares do 1º Gpt E. O recurso para a sua implantação é proveniente da Diretoria de Gestão Orçamentária, como parte do programa “EB Sustentável”, lançado pelo Departamento de Engenharia e Construção, com o propósito de atender à demanda de sustentabilidade no Exército Brasileiro, em especial nas obras em áreas militares.



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS