Com a presença do Presidente da República e autoridades locais, Gen Stumpf assume Comando Militar do Sul

Na manhã desta quinta-feira, 30 de abril, O Comando Militar do Sul (CMS) realizou a cerimônia de Passagem de Comando do General de Exército Geraldo Antonio Miotto para o General de Exército Valério Stumpf Trindade no Quartel-General, em Porto Alegre/RS. Diferente das cerimônias tradicionais, esse ano, por medidas preventivas contra a COVID-19, o evento foi restrito a um menor número de convidados, mas contou com a presença do Presidente Jair Messias Bolsonaro, do Vice-Presidente General de Exército Antônio Hamilton Martins Mourão e do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol. A solenidade foi transmitida ao vivo pelos canais do YouTube e Facebook do CMS.

Cerca de 50 convidados prestigiaram a cerimônia, entre eles, autoridades militares dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de familiares e dos oficiais-generais. A cerimônia teve também a presença do Governador do Rio Grande do Sul, do Ministro da Defesa, do Ministro-Chefe da Secretaria de Governo, do Ministro-Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, do Presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e do Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, além do Prefeito de Porto Alegre.

Em um discurso bem entonado e com muita emoção, o General Miotto fez referência à canção gauchesca “Veterano”, de Leopoldo Rassier, que diz: “Está findando meu tempo, a tarde encerra mais cedo, meu mundo ficou pequeno e eu sou menor do que penso.” Depois de 48 anos de vida militar, contou que irá dedicar-se mais à família para recuperar o tempo em que não pôde estar presente, enquanto cumpria sua missão no Exército Brasileiro.

General Stumpf e sua nova missão

Com uma experiência de 45 anos de vida militar e tendo participado de duas missões de paz: uma na antiga Iugoslávia e outra em Angola, o General de Exército Valério Stumpf Trindade assumiu o Comando Militar do Sul.

Gaúcho de São Gabriel (RS), já foi Chefe do Centro de Operações do Comando Militar do Oeste; Comandante da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, em Santiago/RS; Comandante da 3ª Região Militar; Subcomandante de Operações Terrestres; Secretário-Executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; e Secretário de Economia e Finanças do Exército.

O novo comandante afirma que a expectativa para os próximos anos de comando é dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo seu sucedido.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter