Em solenidade reduzida, mas significativa, General Soares assume o Comando Militar do Oeste

A manhã do dia 29 de abril, no Forte Pantanal, foi marcada por uma solenidade diferente das tradicionalmente realizadas nos Comandos Militares de Área. Cumprindo as diretrizes sobre o novo coronavírus no âmbito do Exército Brasileiro e com o intuito de evitar aglomeração, a cerimônia de Passagem de Comando do Comando Militar do Oeste (CMO) ocorreu de forma reduzida, seguindo, assim, as orientações de segurança para se evitar a doença.

No salão de honra, o novo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Fernando José Sant’ana Soares e Silva, foi saudado pelo Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol, que presidiu a solenidade, e pelas demais autoridades.

O evento começou com a inauguração do retrato e prosseguiu com a transmissão do cargo. Antes de ser nomeado para assumir o Comando Militar do Oeste, o General Soares, da Arma de Cavalaria, comandava a 1ª Região Militar, sediada no Rio de Janeiro (RJ). Nascido na capital carioca, incorporou às fileiras do Exército em 3 de março de 1975, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

O novo Comandante do CMO, como oficial-general, comandou a 5ª Brigada de Cavalaria Blindada em Ponta Grossa (PR), foi o chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Leste no Rio de Janeiro, e o 3º subchefe do Estado-Maior do Exército em Brasília (DF).

No exterior, foi observador militar das Nações Unidas em Moçambique, Adido Militar na embaixada do Brasil no Suriname e Subcomandante do Batalhão Brasileiro de Força de Paz no Haiti.

O General de Exército Lourival Carvalho Silva, que deixa o comando, desejou sucesso ao novo comandante. “Entregar o comando do CMO ao General Soares, camarada de Arma e companheiro de décadas, é motivo de muita alegria e satisfação pessoal.

Nosso Comando Militar de Área beneficiar-se-á, e muito, de sua experiência profissional, de seu dinamismo e de sua liderança. Desejo-lhe sucesso e muitas realizações nesta nova e instigante missão, extensivos à sua esposa, senhora Laura”, disse o general.

“O Comando Militar do Oeste é de larga tradição; responsável por manter a integridade da soberania de nossas fronteiras com a presença do Exército Brasileiro, com seu braço forte e mão amiga, e é com satisfação que enalteço o desempenho fundamental do General Carvalho à frente do CMO. Que o Senhor dos Exércitos o ilumine nessa nova empreitada”, enfatizou o Comandante do Exército, General Leal Pujol.

Após quase dois anos à frente do CMO, o General Carvalho seguirá para Brasília, onde assumirá o cargo de Secretário de Economia e Finanças do Exército. “Estarei na Secretaria de Economia e Finanças acompanhando a evolução do nosso CMO e sempre pronto a auxiliar no que estiver ao meu alcance”, finalizou.

Fonte: CMO

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter