Sistema FECOMERCIO SESC/SENAC e as convergências no interesse da Nação

José Marconi Medeiros de Souza

Um dos princípios que norteou a criação e a missão do SESC e do SENAC foi escrito em 1946 e ainda permanece atualíssimo, conforme se evidencia:

A manutenção da democracia política e econômica e o aperfeiçoamento de suas instituições são considerados essenciais aos objetivos da felicidade social e à dignidade humana. A ordem econômica deverá fundar-se no princípio da liberdade e no primado da iniciativa privada, com as limitações impostas pelo interesse nacional.” (Carta da Paz Social-1946).

Foram os empresários do comércio de bens e serviços da época (I CONCLAP – Conferência Nacional das Classes Produtoras 1945 Teresópolis-RJ), que determinaram a redação da Carta da Paz Social em 1946, no período pós-guerra, imbuídos neste sentimento.

Por seu turno, a missão constitucional do Exército Brasileiro, disponibilizada no sítio da internet da Força, é definida da seguinte forma:

Missão:

Contribuir para a garantia da soberania nacional, dos poderes constitucionais, da lei e da ordem, salvaguardando os interesses nacionais e cooperando com o desenvolvimento nacional e o bem-estar social.

Para isso, preparar a Força Terrestre, mantendo-a em permanente estado de prontidão.

Assim, evidencia-se a convergência da missão do Sistema Fecomércio/SESC/SENAC com a do Exército Brasileiro, com o objetivo de garantir a soberania nacional e dos poderes constitucionais para a manutenção da democracia política e econômica e o bem-estar social em cooperação com o desenvolvimento e interesse nacional.

A Fecomércio/PB, na consecução do seu mister, cria a ambiência para a promoção da melhoria nas relações de negócios, os quais geram empregos e rendas para seus empregados e empresas do comércio varejista nas empresas do comércio atacadista, nas empresas do comércio de serviços, nas empresas de turismo (restaurantes, hotéis e bares) e nas empresas de turismo marítimo (catamarãs, pequenas, médias e grandes embarcações). Enfim, o órgão apoia as micro, pequenas, médias e grandes empresas do setor terciário na defesa dos seus legítimos interesses.

A Fecomércio/PB conta com os seus braços sociais – SESC (Serviço Social do Comércio) e SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) –, formando o Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/PB.

O Sistema Fecomércio/SESC/SENAC, na Paraíba, realiza diversas atividades por meio de exitosas parcerias com o EB nas seguientes áreas:

NA EDUCAÇÃO:

– Desenvolvimento do Programa Soldado Cidadão entre o SENAC e o EB, no qual é realizada a qualificação e o aperfeiçoamento de mão de obra dos soldados que prestam serviço militar obrigatório no Exército, em especial nos cursos de auxiliar de cozinha, garçom, cumim, recepcionista de hotel, além de diversos cursos na área de informática e administração de lojas. Além disso, o SENAC encontra-se apto e à disposição para atender o EB em outras áreas de formação profissional;

– Alunos do Complexo Educacional SESC/SENAC Dom Ulrico recebem orientações de membros do Exército Brasileiro sobre as carreiras militares, abrindo um leque de novas profissões a serem objetivadas pelos estudantes.

NO ESPORTE:

– Circuito SESC de Corridas, realizado em parceria entre o SESC e o EB, com o integral apoio e participação do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado e a participação de militares pertencentes a outras unidades do EB, evento que contou com a participação de mais de 4.500 atletas.

– Etapa paraibana da competição Sprint Triathlon SESC em parceria com o EB.

– Na formação das parcerias, é solicitado aos atletas, sempre que possível, a doação de alimentos não perecíveis, os quais são recepcionados pelo Banco de Alimentos do SESC e distribuídos com a orientação e o apoio do Exército Brasileiro, garantindo a segurança alimentar de diversos cidadãos.

Vislumbramos para um futuro próximo mais parcerias exitosas entre o Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/PB, com a possibilidade de instituição de escolas cívico-militares, nas quais, além da ordem e disciplina inerente às carreiras militares, realizaremos, em conjunto, a formação de cidadãos na educação formal e concomitantemente na educação profissionalizante.

O Sistema Fecomércio/SESC/SENAC/PB, mantido através de contribuições das empresas do comércio de bens, serviços e turismo, estará sempre à disposição do Exército Brasileiro para colaborar, no que for possível, no desenvolvimento cívico-cultural de nossa nação.

O empresariado não só da Paraíba, mas também de todo o Brasil, só acredita em desenvolvimento com segurança, e esta segurança só quem proporciona ao Brasil é o Exército Brasileiro!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter