Cerimônia de entrada pelo Portão das Armas da ESA e recebimento do Sabre Sargento Max Wolf Filho

O dia 7 de março de 2020 marcou a entrada, na Escola de Sargentos das Armas (ESA), de 559 alunos do 2º ano do Curso de Formação e Graduação de Sargentos. São alunos dos cursos de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações que têm o privilégio de cruzar o portão histórico da ESA, dando início oficial às suas atividades na escola.

Em seguida, foi realizada a cerimônia de entrega da réplica do sabre do Sargento Max Wolf Filho, herói brasileiro na 2ª Guerra Mundial, aos alunos recém-ingressos na ESA e a 32 alunos do Centro de Instrução de Aviação do Exército.

O sabre recebido representa a coragem, o patriotismo e o amor à profissão, valores militares evidenciados pelo Sargento Max Wolf Filho e tantos outros heróis da Força Expedicionária Brasileira.

A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Altair José Polsin, Comandante da 4ª Região Militar. Prestigiaram a formatura o General de Exército Jarbas Bueno da Costa, antigo aluno e Comandante da ESA; o General de Brigada Carlos Waldir Aguiar, Comandante da Aviação do Exército; o General de Brigada Luís Cláudio de Mattos Basto, Diretor de Educação Técnica Militar; o General de Brigada Flávio Alvarenga Filho, Comandante da Escola de Sargentos das Armas, além de autoridades civis e de militares convidados.

O Comandante da ESA ressaltou a importância da entrada pelo portão da escola e a entrega do sabre aos alunos. “A ESA recebe com muita alegria seus novos alunos. São jovens aprovados em um concurso amplamente disputado que concluíram o curso básico e agora prosseguem com sua formação para, ao final do ano, serem promovidos à graduação de 3º Sargento.

A entrega do sabre e o uso do uniforme de gala fazem parte da valorização do sargento e do nosso culto às tradições que são tão caras à nossa instituição.”

A cerimônia também contemplou a passagem do estandarte histórico da ESA, que passa a ser conduzido pelo destaque do primeiro ano do curso, o Aluno Thiago Melo, do curso de Infantaria.

O evento ainda foi abrilhantado pela presença do Tenente-Coronel Leonel Junqueira, de 105 anos de idade e ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira, que fora ex-aluno e companheiro de combate do Sgt Max Wolf Filho na 2ª Guerra Mundial.

Para o ex-combatente, a cerimônia representa algo emblemático: “fico muito entusiasmado com todos os alunos e vê-los portando esse sabre me faz lembrar o meu amigo Max Wolf Filho”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter