Em mega treinamento contra-incêndio, exercício simulado evacua Quartel-General do EB em Brasília

A Base Administrativa do Quartel-General do Exército realizou, em 1º de agosto de 2019, por meio da Seção de Combate a Incêndio, o terceiro treinamento de evacuação geral do Quartel-General do Exército (QGEx), em Brasília.

Durante a atividade, foram desenvolvidas práticas como simulação de combate a incêndio urbano em subestação de energia, salvamento em altura de vítimas presas no terraço, resgate veicular resultante de atropelamento, emprego de caminhão-pipa no combate a focos de incêndio e triagem de vítimas, inclusive com evacuação por helicóptero e por ambulâncias.

Tudo isso concomitante à evacuação dos militares e civis integrantes do QGEx. As ações foram executadas pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e sob a coordenação do 1º Ten Bergamaschi, Chefe da Seção de Combate a Incêndio, sob a supervisão direta do Secretário-Geral do Exército, General de Brigada Francisco Humberto Montenegro Junior.

Na ocasião foram realizadas simulações com diferentes incidentes e figuração de vítimas e feridos posicionados estrategicamente nas áreas do QGEx. Esse tipo de treinamento objetiva capacitar as equipes envolvidas para atuarem em possíveis situações reais.

A atividade visa à segurança pessoal e patrimonial das instalações e cria a mentalidade de prevenção por parte dos integrantes do complexo, além de treinar a Brigada de Combate a Incêndio das diversas organizações militares que integram o QGEx e o próprio CBMDF, para atuar em um possível sinistro.

Nessa simulação foram evacuados do complexo do QGEx, entre civis e militares, aproximadamente sete mil pessoas em um intervalo de nove minutos.

Fots: B Adm QGEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter