24 de Julho, 2019 - 11:00 ( Brasília )

Terrestre

3ª Região Militar - Destruição de Armamento


O Comando da 3ª Região Militar, por intermédio do 3° Batalhão de Suprimento (3º B Sup), realizará no dia 25 de julho, às 8h, a destruição de aproximadamente 10 (dez) toneladas de armamento, sendo 10.776 mil armas de fogo, entre longas, curtas, réplicas e simulacros e 5.495 mil armas brancas encaminhadas pelos diversos Órgãos de Segurança Pública do Estado.

A destruição do armamento é uma das contribuições do Exército Brasileiro para a segurança da sociedade, nos termos expressos no art. 25, da Lei nº 10.826/03. O 3° B Sup é a única Organização Militar no Estado do Rio Grande do Sul com a responsabilidade de receber produtos controlados para custódia ou destruição, seguindo um rigoroso protocolo para recebimento e armazenamento, culminando, nos casos de destruição, com a inutilização do armamento por meio de prensa mecânica e a fundição do metal em siderúrgica local.

Desde 2003, com a criação do Estatuto do Desarmamento, já foram destruídas, aproximadamente, 250 mil armas de diferentes tamanhos e calibres no Estado do Rio Grande do Sul. Os veículos de comunicação interessados em produzir matérias e entrevistas durante a atividade do dia 25 de julho, deverão realizar contato prévio, por meio do e-mail comsocial@3rm.eb.mil.br, informando o nome completo e o número do documento de identidade dos jornalistas que participarão do evento, bem como placa e modelo do veículo que será utilizado, visando o acesso ao local da destruição.

Por medida de segurança a Assessoria de Comunicação Social do Comando da 3ª Região Militar não informará o local da destruição, sendo que os interessados deverão se deslocar em comboio precedido por uma viatura militar, com a saída prevista para as 6h30 da Av Padre Tomé, 275 (QG do CMS).