Tiro real da Escola de Fogo do Material Antiaéreo

Formosa (GO) – No dia 20 de outubro, a 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea realizou a Operação "O SOL É CZA III", um exercício de defesa antiaérea com tiro real no Campo de Instrução de Formosa, na Região da Pedra de Fogo, em Goiás. Participaram desse exercício cerca de 300 militares dos cinco Grupos de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro e um grupo de militares alemães convidados.

Inicialmente, o canhão BOFORS L70 efetuou disparos em alvos aéreos, operado manualmente pela 1ª Bateria de Artilharia Antiaérea, e, em um segundo momento o Sistema EDT FILA, unidade que realiza a busca, detecção, identificação e acompanhamento de alvos aéreos, forneceu elementos de tiro, guiando o canhão na realização dos disparos.

Na sequência do exercício, foram realizados tiros do míssil MANPADS IGLA-S, projetado para ser transportado e operado por apenas um soldado. O míssil possui um sistema de orientação infravermelha, que tem por finalidade apreender e, automaticamente, acompanhar um alvo usando sua irradiação térmica.

Fazendo parte de uma demostração, a viatura antiaérea blindada GEPARD, de produção alemã, realizou disparos em alvos terrestres e aéreos. Essa viatura possui um alcance de utilização de 5.000 metros, realiza a defesa antiaérea a baixa altura com seus canhões de 35mm e possui condições de instalar dois suportes de lançamento de mísseis, flexibilizando seu emprego. Após o exercício de tiro, os convidados puderam visitar uma Exposição de Materiais de Emprego Militar de Artilharia Antiaérea de empresas participantes do evento.

Participaram do exercício  o Comandante de Operações Terrestres, General-de-Exército Américo Salvador de Oliveira, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, General-de-Exército Sinclair James Mayer, o Comandante Militar do Planalto, General-de-Divisão Araken de Albuquerque, o Comandante da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, General-de-Brigada Marcio Roland Heise, autoridades civis, militares e convidados.

DefesaNet

SIAAEB – Projeto Sistema Integrado de Artilharia Antiaérea do Exército Brasileiro – Enfim surge um caminho para a Defesa Antiaérea do Exército Brasileiro. DefesaNet 31 Maio 2011 Link

O Exército se arma para a Copa Época 6 de Junho 2011 Link

DN – SIAAEB sem Decisão – Uncle Sam in BSB – O Embargo Russo DefesaNet 03 Junho 2011 Link

DNTV

Recomendamos estes vídeos do DNTV.

Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA). Link

SISGAAZ – Sistema de Gerenciamento da Amazônia Azul Link

O SisFron – Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter