FENATRAN – AGRALE MARRUÁ Ganha novos Motores

Caxias do Sul (RS), 26 de outubro de 2011 – A Agrale, um dos principais fabricantes brasileiros de veículos comerciais, tratores e motores, apresenta no 18ª Salão Internacional do Transporte os novos utilitários Marruá AM 100 CD e AM 200 CC, desenvolvidos de acordo com a norma PROCONVE P7 (EURO V), que entrará em vigor a partir de janeiro do próximo  ano. A linha 2012 tem como destaques a motorização Cummins ISF 2.8 e novo painel de instrumentos.
 
Segundo Pedro Soares, diretor-técnico da Agrale, a principal mudança é a nova motorização. Os veículos são equipados com motor Cummins ISF 2.8 e utilizam o sistema SCR com a injeção em catalisador do ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo). “A escolha por essa tecnologia ocorreu devido aos benefícios que proporciona na diminuição de emissões de (NOx) óxidos de nitrogênio e do consumo de combustível”, afirma o executivo.
 
O sistema SCR faz a conversão dos óxidos de nitrogênio por meio da injeção da substância química denominada ARLA 32 que tem como base a água e a ureia no escapamento do veículo, para que seja feito o tratamento dos gases de escape.
 
Esta tecnologia reduz as emissões de NOx para níveis muito baixos, quase zero, enquanto, ao mesmo tempo, ajuda a proporcionar economia de combustível. A nova legislação exige a redução de 80% nas emissões de material particulado (MP) e de 60% de óxidos de nitrogênio, resultantes da queima do diesel.
 
“A Agrale começou a estudar e a desenvolver a nova família de veículos há três anos e sempre teve como principal objetivo escolher a tecnologia que melhor atenda às necessidades dos clientes de caminhões, chassis e utilitários. A empresa encontrou a melhor configuração para cada tipo de veículo fabricado, oferecendo mais tecnologia, melhor desempenho, com maior capacidade de carga e mais eficientes níveis de consumo de combustível”, afirma Soares.
 
Os novos utilitários Agrale Marruá são equipados com motor ISF Cummins 2.8 de 150 cv de potência (3.200 rpm) e 360 Nm de torque (2.700 rpm) e câmbio mecânico Eaton FS 2305C, de cinco marchas. Os modelos possuem suspensão dianteira com barras longitudinais e transversais com barra tipo Panhard e suspensão traseira com eixo rígido motriz, PBT que vai de 3.500 a 4.300 kg e capacidade máxima de tração (CMT) entre 5.595 e 8.100 kg.
 
A família Agrale Marruá, de aplicação civil, é composta pelos modelos AM 100, AM 150 e AM 200, todos com versões de cabine simples e dupla com ou sem caçamba. Com isso, cada um dos modelos possui quatro configurações diferentes, atendendo a uma ampla gama de necessidades dos clientes.
 
Novo painel de instrumentos, mais informação para o motorista
 
Internamente, a linha 2012 recebeu um novo painel de instrumentos, com destaque na eletrônica embarcada. O painel ganhou nova grafia, iluminação e passou a incorporar computador de bordo completo que fornece importantes informações para o motorista, como consumo instantâneo, médio e por 100 km, além da autonomia e nível de combustível no tanque.
 
O painel conta ainda com luzes de aviso de nível e temperatura da água, pressão do óleo, carga da bateria, luzes de posição (lanterna), faróis baixo, alto e de neblina; sinalizador de direção, sistema de freio, restrição de filtro de ar, sistema de ar-condicionado, nível do reservatório de ureia, sistema de emissões, reserva de combustível, água no combustível, piloto automático e tração 4X4. 
 
Robustez consagrada
 
Especialmente projetado para atender às necessidades das Forças Armadas, os veículos 4X4 Agrale Marruá são adequados para qualquer tipo de terreno. Os modelos destinados ao uso militar são fabricados de acordo com rigorosas especificações e destacam-se por suas capacidades técnicas e versatilidade. Com foco na simplicidade de manutenção e facilidade na reposição de peças, o Marruá reduz o custo logístico em quaisquer tipos de operações militares.
 
O Agrale Marruá, nas versões militar e de serviço, foi desenvolvido para atender à demanda de um nicho específico formado por clientes e empresas que necessitam de veículos 4×4 para aplicações em condições severas de utilização. Em função de sua robustez, baixo custo operacional e versatilidade, os veículos são indicados para os mais exigentes tipos de aplicação.
 
Com diversidade de utilizações, o Agrale Marruá tem maior capacidade de carga, entre 1.000 a 2.000 kg, e oferece flexibilidade e robustez para as operações diárias no campo. O modelo possui versões de cabine simples e dupla, que proporcionam ao cliente grande versatilidade às suas necessidades e podem ser utilizados em serviços severos, como na mineração, manutenção de redes elétricas, serviços públicos e reflorestamento, entre outros.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter