Oficial Brasileiro conquista o prêmio de melhor trabalho científico no Mundial de Medicina Militar na Suíça

De 19 a 24 de maio, o International Committee on Military Medicine (ICMM) realizou o 43rd World Congress on Military Medicine 2019, na cidade de Basiléeia na Suíça.

O evento teve por tema central a “Medicina em Movimento” e contou com a participação de 36 países e 261 trabalhos aprovados nos eixos temáticos: Ética e Direito em Medicina Militar; Medicina de Ponta e Liderança em Medicina; Defesa Química, Biológica, Radiológica, Nuclear e Terrorista; e Cooperação Civil-Militar em Medicina de Emergência.

O Departamento-Geral do Pessoal (DGP) se fez representar no Congresso por meio de uma Comissão constituída pelos Coronel de Artilharia Clayton Amaral Domingues, da Assessoria de Planejamento e Gestão do DGP, e Capitão Médico José Walter Vieira de Figueiredo, que apresentaram, cada um, 2 trabalhos científicos. Pela primeira vez em 98 anos de existência do International Committee on Military Medicine, uma pesquisa brasileira conquistou o prêmio de melhor trabalho científico do congresso.

O resumo do artigo científico intitulado “Strenuous Physical Exercises under Extreme Stressfull Conditions impairs Cognitive Processes during Military Training” foi apresentado em sessão oral pelo Coronel Amaral. O referido estudo contou com a colaboração científica do General de Divisão Médico Alexandre Falcão Corrêa, do Tenente-Coronel de Infantaria César Augusto Calembo Marra, da Coronel Médica Carla Maria Clausi e da Enfermeira civil Esmaela Corrêa Pinto Domingues.

Os resultados fazem parte do esforço do Exército Brasileiro em desenvolver medidas efetivas para prevenir a ocorrência de acidentes e aumentar a segurança na Instrução Militar, particularmente nos cursos com alto nível de exigência física e mental.

De acordo com o artigo científico premiado, a restrição hídrica e calórica e a privação de sono impostas por operações continuadas impactam negativamente importantes processos cognitivos relacionados à tomada de decisão, tais como: o raciocínio verbal (- 56,25%), o raciocínio numérico (- 60,25%), o raciocínio visuo-espacial (- 44,10%) e a memória de curto prazo (- 60,90%), o que pode comprometer definitivamente o cumprimento das missões e, também, colocar em risco a vida do militar.

O Coronel Amaral é PHD em Medicina (Neurologia/Neurociências) pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutor em Neurociência Cognitiva e Motora pela University of Maryland, e atualmente exerce a função de Assessor de Gestão do Departamento-Geral do Pessoal e gerente do Projeto Segurança Biomédica.

Serviço de Saúde do Exército comemora seu dia com pessoal da reserva, torneio esportivo e exposição

Militares que compõem o Serviço de Saúde do Exército compareceram, na manhã de 29 de maio de 2019, à Escola de Saúde do Exército (EsSEx) para participarem da formatura que marca o Dia do Serviço de Saúde. As atividades comemorativas tiveram início no dia anterior, com a disputa de torneio esportivo de vôlei feminino e futebol masculino, nas dependências no Hospital Central do Exército (HCE).

Nessa salutar atividade, sagraram-se campeões do torneio as equipes do Destacamento de Saúde Paraquedista, no futebol masculino; e da Policlínica Militar de Niterói, no vôlei feminino. Além de promover o congraçamento entre os militares, o evento serviu para cultivar o espírito de corpo e o exercício de liderança dos alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) 2019.

O dia 29 foi marcado pela formatura oficial em alusão à data que reverencia a figura do Patrono do Serviço de Saúde, o General de Brigada Médico João Severiano da Fonseca. Seu busto colocado em local de destaque, junto a sua espada, conduzida de forma solene pela Primeiro-Tenente-Aluna Taiane da Costa Duarte Leite.

Além de integrantes da EsSEx, compuseram a tropa, ainda, representantes da Escola de Sargentos de Logística e do Destacamento de Saúde Paraquedista.

A tropa foi perfilada em frente ao palanque com os diferentes uniformes utilizados pelo Serviço de Saúde e, após a leitura da Ordem do Dia, foi realizada a aposição de uma corbelha de flores junto ao busto do Patrono, o General João Severiano.

Conhecida como berço do Serviço de Saúde, a EsSEx recebeu representações das diversas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro. Dentre as autoridades, cabe destacar a presença do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEX), General de Exército Mauro Cesar Lourena Cid; do Diretor de Educação Superior Militar (DESMil), General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho; e do General de Brigada Médico José Oiticica Moreira, Diretor do HCE.

Ao término da solenidade, militares do Serviço de Saúde de ontem e de hoje foram convidados a se posicionarem à frente da tropa para, sob o comando do mais antigo, realizarem a abertura do desfile.

Na sequência das atividades comemorativas, todos os presentes foram convidados a visitar a exposição de materiais de saúde, montada pelas organizações militares de saúde do Rio de Janeiro.

Comandante do Exército é condecorado com Medalha Mérito em Educação em Clínica Médica em São Paulo

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Edson Leal Pujol, foi agraciado com a Medalha Mérito em Educação em Clínica Médica no dia 23 de maio de 2019, em solenidade realizada na Associação Paulista de Medicina (APM), em São Paulo (SP).

A medalha foi criada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, em São Paulo, no ano de 2019, e é outorgada a diversas personalidades, em virtude dos relevantes serviços prestados à comunidade social e cientifica, pela contribuição para a formação médica e, em especial para a especialidade Clínica Médica.

Além do Comandante do Exército, também receberam a medalha a professora Helena Neser, presidente de honra da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC); o Dr. Lincoln Lopes Ferreira, presidente da Associação Médica Brasileira (AMB); e o Dr. Akira Ishida, vice-presidente da APM, representando o presidente da associação, Dr. José Luiz Gomes do Amaral.

Estiveram presentes na cerimônia o General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste; o General de Exército Francisco Roberto de Albuquerque, antigo Comandante do Exército; o General de Exército Francisco Carlos Modesto, antigo membro do Comando do Exército; o General de Divisão André Luis Novaes Miranda, Comandante da 2ª Divisão de Exército; o General de Divisão João Chalella Júnior, Comandante da 2ª Região Militar; o General de Divisão Archias Alves de Almeida, assessor da Diretoria de Saúde junto à 2ª Região Militar; o General de Divisão Eduardo Diniz, antigo Comandante da 2ª Divisão de Exército; e o General de Brigada Sergio dos Santos Szelbracikowski, diretor do Hospital Militar de Área de São Paulo.

Fotos: EsSEx / Sd Falanga – EB

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter