Colégio Militar de Curitiba inaugura Alameda das Forças Armadas

No dia 26 de janeiro, o Colégio Militar de Curitiba (CMC) realizou a inauguração de um espaço denominado Alameda das Forças Armadas.

Situado em local nobre, a céu aberto e de intensa circulação de discentes e integrantes do Corpo Permanente, o espaço abriga peças que, em desuso no serviço ativo e agregadas ao patrimônio histórico do Colégio, tornaram-se símbolos “vivos” em nosso cotidiano, dedicados ao culto permanente às tradições militares.

Dentre os objetos significativos que emolduram a Alameda, destacam-se um “Ferro” (Âncora), representando a Marinha do Brasil; e uma Viatura Blindada de Combate M41, uma Viatura Blindada Obuseiro Autopropulsado M108 e um Canhão 106 sem Recuo representando o Exército Brasileiro.

Oportunamente, o estabelecimento de ensino deverá receber uma aeronave AMX, que representará a Força Aérea Brasileira. A Alameda das Forças Armadas também se constituirá em um local para as formaturas gerais de honra em datas magnas, como a Batalha Naval do Riachuelo, o Dia do Exército, o Dia do Aviador e o Dia da Vitória.

A criação desse espaço tem como objetivo reforçar nos alunos o compromisso com as tradições e os valores do Sistema Colégio Militar do Brasil e despertar a vocação para a carreira militar. Antigos alunos do CMC prestigiaram o evento, em especial, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Paulo Cesar de Quadros Küster; o Almirante de Esquadra (R1) Arthur Pires Ramos; o Comandante em Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva; e o Contra-Almirante (R1) Anatalício Risden Junior.

Além desses, também se fizeram presentes o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Antônio Carlos Soares Guerreiro; o Comandante da 5ª Região Militar, General de Brigada Aléssio de Oliveira da Silva; e o Comandante do CINDACTA II, Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi; dentre outras autoridades militares.

O Alte Esq Küster realizou o descerramento a placa de inauguração, acompanhado do Gen Bda Aléssio e do Cel Av Adachi, simbolizando a integração entre a Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira.

 

Fotos: SC Ingrid / Agência Verde-Oliva – EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter