EB em Revista – 01/2015

38º Batalhão de Infantaria – Exercício

Vila Velha – De 5 a 8 de maio, enceando o período de Instrução Individual Básica, os Alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva realizaram um exercício de campo.

Os militares receberam instruções de higiene e primeiros socorros, pista de progressão diurna e noturna, e transposição de curso d’água, entre outras. No retorno do Exercício, realizaram marcha noturna de 12 km e uma formatura para entrega da boina azul ferrete.

10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva – Apoio

Boa Vista – Nos dias 11 e 12 de maio, o 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva recepcionou a equipe do 21º Contingente Brasileiro no Haiti, com transporte, alojamento e alimentação.

2ª Bateria de Artilharia Antiaérea – 1º Concurso de Ordem-Unida

Santana do Livramento (RS) – No dia 22 de maio, a 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea realizou o 1º concurso de ordem-unida entre os soldados do Efetivo Variável. A atividade teve como objetivos elevar o padrão da ordem-unida e estimular o espírito de corpo entre as frações da Bateria.

As seções foram avaliadas nos critérios: ordem-unida a pé firme, desmontagem do armamento, ordem-unida em movimento e desfile. Sagrou-se vencedora da competição a 2ª Seção de Artilharia Antiaérea.

4º Batalhão de Comunicações – Visita

Recide Em 20 de maio, o 4º Batalhão de Comunicações recebeu uma visita de orientação técnica do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.

O Vice-Chefe de Tecnologia da Informação e Comunicação, General de Divisão Santos Guerra, e o Chefe do Centro Integrado de Telemática, General de Brigada Decílio, inspecionaram os novos equipamentos de Comando e Controle recebidos pela Unidade.
 

5º Batalhão de Infantaria Leve – Formatura

Lorena (SP) – Em 22 de maio, o 5º Batalhão de Infantaria Leve realizou uma formatura alusiva ao Dia da Arma de Infantaria. A solenidade contou com a presença do Prefeito de Lorena, Sr Fábio Marcondes, e de autoridades.

Diretoria de Serviço Geográfico do Exército ganha prêmios no MundoGEO#Connect LatinAmerica

Neste mês, a Diretoria de Serviço Geográfico (DSG) participou do MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015 – 5ª Conferência e Feira de Geomática e Soluções Geoespaciais. O evento do setor de geoinformação envolveu especialistas, acadêmicos, instituições e empresários.

Um dos prêmios principais ficou com o Banco de Dados Geoespaciais do Exército (BDGEx). Essa ferramenta recebeu o Prêmio MundoGEO#Connect LatinAmerica 2015, na categoria “Infraestruturas de Dados Espaciais”, ficando em 1º lugar.

O prêmio foi recebido pelo Coronel da Reserva Omar, Assessor Especial do Diretor do Serviço Geográfico, General de Brigada Silva Neto. O BDGEx é uma ferramenta de disseminação dos dados geoespaciais matriciais e vetoriais produzidos pela DSG e apresenta como serviço mais recente a disponibilização de imagens satelitais RapidEye® para visualização de todo o Território Nacional.

Ele pode ser acessado em http://www.geoportal.eb.mil.br Atualmente, o BDGEx possui cerca de 14.000 produtos para visualização, análise ou download, com seus metadados, e oferece algumas funcionalidades, como a navegação interativa sobre todas as categorias de informações armazenadas.

Um prêmio especial foi concedido ao Projeto Radiografia da Amazônia, um dos maiores projetos de mapeamento da história do País, feito na escala 1:50.000, com o uso de tecnologia de radar aerotransportado nas bandas X e P, cuja finalidade é o mapeamento do vazio cartográfico da Amazônia, correspondente a uma área de um milhão e oitocentos mil quilômetros quadrados.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter