EB – Ministro Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos visita o Comandante do Exército

No dia 18 de março, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e o Chefe do Estado-Maior do Exército, General de Exército Sérgio Westphalen Etchegoyen, receberam a visita do Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), Sr Roberto Mangabeira Unger.

Durante a reunião, foram discutidos o Plano Estratégico de Defesa Nacional – traçado em conjunto pelos Ministério da Defesa e SAE – e a integração com as escolas militares, incluindo as de altos estudos, como a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército.
 

Transmissão de Cargo de Comandante de Operações Terrestres


Comando de Operações Terrestres (COTER) possui um novo comandante. A cerimônia de transmissão do cargo ocorreu no dia 13 de março nas dependências do Quartel-General do Exército, em Brasília. O evento foi presidido pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, e contou com a presença de diversas autoridades militares.

O General de Divisão Eduardo José Barbosa, que ocupava interinamente o cargo de Comandante de Operações Terrestres, foi sucedido pelo General de Exército Araken de Albuquerque.

O COTER é o Órgão de Direção Setorial que se constitui no braço operacional do Exército. Sua missão é coordenar o preparo e o emprego da Força Terrestre em conformidade com as políticas e diretrizes estratégicas do Comando do Exército. Também é sua responsabilidade orientar o planejamento operacional e a instrução militar para o emprego do Exército Brasileiro na Garantia da Lei e da Ordem – como no caso da ocupação do Complexo da Maré, em Ações Complementares e em Operações Internacionais de Manutenção da Paz – a exemplo da atuação das tropas brasileiras no Haiti.
 

Comitiva do Ministério da Defesa visita Força de Pacificação no Complexo da Maré


No dia 17 de março, o Comando da Força de Pacificação (F Pac) Maré recebeu a visita de uma comitiva do Ministério da Defesa, capitaneada pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto da Forças Armadas, General de Exército José Carlos De Nardi. A atividade objetivou atualizar os visitantes acerca das ações desenvolvidas na Operação São Francisco, iniciada em abril de 2014.

Na oportunidade, o Comandante Militar do Leste, General de Exército Francisco Carlos Modesto, e o Comandante da F Pac, General de Brigada Antonio Carlos De Souza, realizaram uma apresentação para os integrantes da comitiva, abordando o preparo do atual contingente, formado, em sua maioria, por militares do Comando Militar do Nordeste; as peculiaridades da área de operações; o emprego da tropa e dos meios em apoio à missão; e o cumprimento das atribuições previstas para o Ministério da Defesa, o Ministério da Justiça e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, no Protocolo firmado em 07 de janeiro de 2015.

Após a exposição no Centro de Operações da F Pac, houve uma visita à Base de Operações da Força Tarefa Poti, localizada nas instalações do antigo 24º Batalhão de Infantaria Blindado. No local, foi realizado um giro do horizonte para melhor visualização da área de operações.

Com a maior densidade demográfica do Rio de Janeiro, o Complexo da Maré reúne 16 comunidades e mais de 130 mil habitantes. Desde abril de 2014, as Forças Armadas promovem a paz e preparam a região para que sejam instaladas as Unidades de Polícia Pacificadora.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter