BR-AR : Operação Guarani 2014 Exércitos do Brasil e Argentina Realizam Exercício Conjunto

“Operação Guarani” é o nome dado ao Exercício de Operações Combinadas com participação de tropas dos Exércitos do Brasil e da Argentina, previsto para o período de 11 à 21 de agosto próximo. O treinamento visa a desenvolver formas de cooperação institucional e fortalecer os laços de amizade entre as forças terrestres dos dois países.

Este ano, a região escolhida é o entorno do município gaúcho de Rosário do Sul, mais especificamente no Campo de Instrução Barão de São Borja (Saicã) e áreas vizinhas.

As manobras serão executadas por tropas da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada e do 1º Batalhão de Aviação do Exército (Brasil) e da Brigada de Monte XII (Argentina).

O exercício simulará um quadro de guerra convencional, e envolverá uma força-tarefa valor Regimento, meios de apoio logístico e as equipes da figuração e da direção do exercício, totalizando um efetivo em torno de 1,2 mil militares e 320 viaturas dos dois países.

Além de aproximar os dois Exércitos, a Operação Guarani permitirá adestrar o trabalho de Estado-Maior Combinado, proporcionar o intercâmbio de experiências na confecção de planos e ordens, desenvolver a interoperabilidade entre elementos dos Exércitos dos dois países e desenvolver a doutrina de operações combinadas.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter