Nova tecnologia aumenta produtividade e melhora gestão de obras do Exército

A Diretoria de Obras Militares está empregando uma nova tecnologia em seu Sistema Unificado de Obras Militares: a ferrament Building Information Modeling (BIM).

Com esta ferramenta, é possível controlar todas as fases de uma obra conduzida pela Engenharia do Exército Brasileiro, o que permite o aumento da produtividade e incrementa a gestão de obras na Instituição.

Ainda que pouco difundida no Brasil, a ferramenta BIM traz ganhos significativamente relevantes para a Força, pois pode ser empregada desde a fase inicial de um projeto de Engenharia, passando pelo financiamento da obra, pelo controle da construção, da manutenção e até a demolição do empreendimento.

Uma plataforma integrada com a ferramenta BIM permite exportar, com precisão, os quantitativos de material (cimento, areia, ferro, brita, esquadrias, tubulações) a serem usados em um projeto – uma casa ou um edifício inteiro – e permite especificar, com rapidez, o volume e o espaço ocupado pelo projeto.

Com o emprego desta nova tecnologia, a Diretoria de Obras Militares ampliou, no espaço de aproximadamente oito anos, sua capacidade de coordenação de obras de 80/ano para cerca de 13.000/ano.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter